Raído

A Revista Raído (ISSN 1984-4018) com classificação B2 (2013-2016) e qualificação preliminar A2 (2019), está indexada em importantes base de dados/diretórios (DOAJ - Latindex -Diadorim - PKP INDEX e Google Scholar ). É uma publicação com periodicidade quadrimestral, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Acolhe estudos de caráter teórico ou aplicado na área de letras e linguística, sob forma de artigos ou ensaios e, eventualmente, traduções, entrevistas, resenhas, de pesquisadores nacionais e estrangeiros.  

Serão aceitos artigos

·         De doutores, doutorandos e mestres;
·         De graduandos, graduados e mestrandos, quando em coautoria com mestres, doutorandos ou doutores.

Notícias

 

Chamada para Publicação: Poetas latino-americanas: vozes líricas femininas, interculturalidade e resistência

 

O dossiê “Poetas latino-americanas: vozes líricas femininas, interculturalidade e resistência” contempla vozes líricas, de autoria de mulheres, com abordagem temática relacionada ao ofício do verso, narrativas, interartes e interculturalidade, no sentido de apresentar vozes dos mais amplos países latino-americanos, com suas líricas que projetam uma linguagem que privilegia a  literatura, a interculturalidade, a arte, a reflexão da linguagem crítico-reflexiva, o tema da identidade, a síntese poética e as modulações do ato de dizer e de instaurar múltiplas perspectivas, de obras que direcionam ao fazer poético, às perspectivas e possibilidades de (re)significação do dizer, dos silêncios e resistências. Mediante o ato de nomear, de operacionalizar os discursos poéticos, líricos-narrativos, as poetas projetam espaços de conscientização e cumplicidade com o leitor. Nessa perspectiva, o fazer poético é invenção, (re)descoberta da presença/ausência e construção de espaços possíveis operacionalizados pela linguagem.

Organizadores(as): Antonio Donizeti da Cruz (UNIOESTE) e Alexandra Santos Pinheiro (UFGD) 

Submissão até o dia 30 de maio de 2021

Previsão da publicação outubro de 2021

 
Publicado: 2020-11-04 Mais...
 

Chamada para Publicação: Relações étnico-raciais, branquitude e os efeitos de sentido

 

A historicidade que constitui as relações étnico-raciais é, em sua maioria, discursivizada de forma unilateral, ou seja, sempre direcionada ao sujeito negro, como sendo uma questão referente somente a ele. O sujeito branco, a partir de seu lugar da branquitude, é invisibilizado discursivamente como sendo também responsável pelo processo de racialização e, principalmente, pela naturalização e manutenção das consequências desse processo, o racismo. Nesse sentido, visto o contexto atual brasileiro, em que o discurso da branquitude acrítica vem ganhando cada vez mais adeptos, este dossiê tem como proposta, a partir de uma abordagem interdisciplinar, reunir trabalhos que analisem essa temática tanto pelo viés da Análise de Discurso quanto da Literatura e crítica literária.

Organizadoras: Alexandra Aparecida de Araújo Figueiredo (PNPD-CAPES- UFGD) e Mayara Regina Pereira Dau Araujo (UNEMAT).

Submissão do artigo até o dia 30 de março de 2021.

 
Publicado: 2020-11-04 Mais...
 

Chamada para Publicação: Política e sociedade na literatura de autoria de mulheres

 

Editoras: Alexandra Santos Pinheiro (UFGD) e Brigida M. Pastor (pesquisadora da Universidade de Swansea-Wales (Reino Unido)).

Prazo para envio dos artigos: 30 de maio de 2020.

Previsão da publicação: agosto de 2020.

 
Publicado: 2019-09-11 Mais...
 
Outras notícias...

v. 14, n. 35 (2020): Raído-Dossiê: “POLÍTICA E SOCIEDADE NA LITERATURA DE AUTORIA DE MULHERES” Editoras Prof.a Dra. Alexandra Santos Pinheiro e Profa. Dra. Brigida Pastor


Capa da revista