Uso de vídeos em aula: um estudo e uma prática com professores de matemática...

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v5i1.12425

Palabras clave:

Produção de Vídeos. Formação de Professores. Aulas de Matemática.

Resumen

Este estudo tem como objetivo investigar e propor possibilidades de uso de vídeos em aulas, em processos de integração de tecnologias digitais ao currículo. O estudo se constituiu de um ensaio teórico sobre uso de vídeo em sala de aula e da análise de uma prática com futuros professores de matemática. No campo teórico propomos e discutimos três possiblidades de uso de vídeos em aulas: material didático digital do professor; espaço digital de expressão e criação de textos pelo aluno; documentação-registro-avaliação de aulas e práticas do professor. Para análise da prática, foram produzidos dados com uma turma de acadêmicos em uma disciplina, de um curso de Licenciatura em Matemática. Quanto aos três usos de vídeos propostos, concluímos que são possibilidades que podem favorecer processos de integração dessa tecnologia ao currículo. A análise dos relatos dos futuros professores evidencia as dificuldades desta ação, mas também suas potencialidades e possibilidades em aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Suely Scherer, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação- Currículo, Professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Amanda Silva de Medeiros, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Citas

Amaral, Rúbia Barcelos. (2013). Vídeo na sala de aula de Matemática: que possibilidades? Educação Matemática em Revista,1(40), 38-47. Recuperado a partir de: <http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/article/view/298/pdf>. Acessado em 28 jun. 2020.

Borba, Marcelo de Carvalho & Oechsler, Vanessa. (2018). Tecnologias na educação: o uso dos vídeos em sala de aula. Revista Brasileira De Ensino De Ciência e Tecnologia, 11, 181-213. Recuperado a partir de: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8434>. Acessado em 28 jun. 2020.

Chisté, Bianca Santos. (2015). Devir - criança da matemática: experiências educativas infantis imagéticas. (Tese de Doutorado). em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Rio Claro. Recuperado a partir de: <https://repositorio.unesp.br/handle/11449/127793>. Acessado em 28 jun. 2020.

Medeiros, Amanda Silva de. (2018). Devires de imagens: atitudes e matemática(s) construídas e praticadas por um grupo de crianças. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Campo Grande. Recuperado a partir de: <https://posgraduacao.ufms.br/portal/trabalho-arquivos/download/5888>. Acessado em 28 jun. 2020.

Moran, José Manuel. (1995). O vídeo na sala de aula. Comunicação & Educação, (2), 27-35.

Oechsler, Vanessa, Fontes, Bárbara Cunha & Borba, Marcelo de Carvalho. (2017). Etapas da produção de vídeos por alunos da educação básica: uma experiência na aula de matemática. Revista Brasileira de Educação Básica, 2(1), 71-80. Recuperado a partir de: <https://rbeducacaobasica.com.br/etapas-da-producao-de-videos-por-alunos-da-educacao-basica-uma-experiencia-na-aula-de-matematica/>. Acessado em 28 jun. 2020.

Peche, Daniele. (2011). 8 razões para usar Youtube em sala de aula. [Artigo]. Nova Escola. Recuperado a partir de: <https://novaescola.org.br/conteudo/1350/8-razoes-para-usar-o-youtube-em-sala-de-aula>. Acessado em 28 jun. 2020.

Seabra, Carlos. (2016). Pequeno guia de microvídeos. (2a ed.). São Paulo: Oficina Digital.

Scherer, Suely. (2019). Integração de tecnologias digitais ao currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental: quais os desafios? In: Scherer, Suely. (Org). Tecnologias digitais no currículo dos anos iniciais relatos de práticas em uma escola (pp.13-18). Campo Grande: Life Editora.

Publicado

2022-03-30

Cómo citar

Scherer, S., & Medeiros, A. S. de. (2022). Uso de vídeos em aula: um estudo e uma prática com professores de matemática. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 5(1), 03–36. https://doi.org/10.30612/tangram.v5i1.12425

Número

Sección

Artículos