Análise bibliométrica dos relatos de experiência sobre “Matemática na Educação Infantil” publicados no SHIAM (2013-2017)
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v3i1.11171Palavras-chave:
Matemática na Educação Infantil. Relatos de Experiência. Análise Bibliométrica.Resumo
Apresentamos resultados de uma pesquisa que objetivou analisar a produção do conhecimento, em relatos de experiências, sobre a Matemática na Educação Infantil. A base de dados central foi o Seminário Nacional de História e Investigação de/em Aulas de Matemática – SHIAM – em que localizamos artigos publicados nos anais das edições de 2013, 2015 e 2017. O referencial teórico-metodológico abrange discussões sobre o que se ensinar “de” e “sobre” Matemática na infância conjugado com um estudo bibliométrico. A análise dos dados revela que a maior parte das atividades desenvolvidas com a criança pequena são destinadas ao trabalho no campo numérico e com destaques para as turmas do jardim de infância, negando assim as possibilidades de promover o pensamento matemático desde a creche. Com o término da investigação, concluímos que é preciso investir em pesquisas e trabalhos formativos, em nível contínuo, com professores que ensinam Matemática desde o trabalho com bebês.Downloads
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