José Ribeiro Escobar e as orientações para o ensino de retângulo

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DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13636

Palavras-chave:

SABERES PROFISSIONAIS, GEOMETRIA

Resumo

Neste artigo foi traçado como objetivo examinar quais demandas passam a ser colocadas aos professores que ensinavam geometria no curso primário paulista a partir das propostas de José Ribeiro Escobar para o ensino de retângulo. Foram analisadas as publicações desse autor nas Revista da Educação e Revista da Sociedade de Educação, ambas publicadas em São Paulo na década de 1920. A análise foi realizada a partir de uma recompilação (Valente, 2018) de orientações para o ensino de geometria, indicando que Escobar propôs ao professor paulista duas propostas para ensinar retângulo: na primeira o professor possuía o papel de condutor da lição, guiada pelo diálogo com seus alunos. A segunda versava sobre um ensino cultivado a partir da ação da criança, solicitada pelo professor. As orientações de Escobar (1923, 1924) sugeriam o estímulo da observação, memória, imaginação e raciocínio, iniciando com a comparação de materiais e formas geométricas e finalizando com a escrita dos conceitos como validação do conhecimento adquirido.

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Publicado

2021-06-29

Como Citar

Souza dos Santos, J. K., & Bertini, L. de F. (2021). José Ribeiro Escobar e as orientações para o ensino de retângulo. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 4(3), 62–83. https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13636

Edição

Seção

Dossiê temático: História da educação matemática - contribuições para a formação de professores