O Ensino de Geometria Plana na 2ª Série do Ensino Médio: situações-problemas envolvendo cubação de terras
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i1.16671Palavras-chave:
resolução de problemas, cubação de terras, ensino de geometriaResumo
O objetivo deste trabalho foi aplicar uma série de atividades abordando um conteúdo da Geometria Plana, mais especificamente, quadriláteros. A geometria é uma das áreas da matemática e está presente no currículo do ensino médio. Muitos objetos ao nosso redor possuem uma representação geométrica, e, dessa forma, os educandos podem vê-la aplicada em seu contexto social. Neste trabalho, apresentou-se uma aula diferenciada, mostrando exemplos de aplicação da geometria. Calcular a área de figuras planas é uma forma de compreender o tamanho de determinado espaço. Assim, a cubação de terras é realizada a partir das medidas apresentadas em figuras planas e resulta em uma área que, no meio rural é denominada tarefa. Foi discutido como se desenvolvem os cálculos de cubação da terra, através da resolução de problemas matemáticos. Para essa pesquisa, foi feita uma abordagem qualitativa. A análise dos dados foi feita conforme as respostas dos educandos na resolução dos problemas matemáticos. Portanto, este trabalho abre espaço para uma análise e discussão sobre os saberes matemáticos cotidianos presentes em diversas culturas, que podem ser adotados como parte integrante do currículo local, contribuindo para a compreensão de conceitos matemáticos e as aplicações no contexto social.
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