A Matemática para ensinar no Rio de Janeiro (1930-1935): O método de projetos de Maria dos Campos Reis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13431

Palavras-chave:

Expert. Saberes para ensinar. Método de projetos.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar os saberes profissionais dos docentes das séries iniciais durante o período da escola nova no Rio de Janeiro, que na época era o Distrito Federal. Os saberes investigados foram sistematizados pela professora Maria dos Campos Reis, que atuou no planejamento de um programa matemática destinado as primeiras séries. Utilizamos como aporte teórico-metodológico: Borer (2017), Hofstetter, Schneuwly, Freymond (2017) e Bertini, Morais e Valente (2017). A partir de fontes pesquisadas, identificou-se a expertise de Maria dos Reis Campos que sistematizou saberes para ensinar matemática, dentre os quais se destacou o método de projetos, que foi utilizado como estratégia utilizada na formação das normalistas do Distrito Federal.

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Biografia do Autor

Paulo Roberto Castor Maciel, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor do Departamento de Educação Matemática da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisador assistente do GHEMAT-Rio.

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Publicado

2021-06-29

Como Citar

Castor Maciel, P. R. (2021). A Matemática para ensinar no Rio de Janeiro (1930-1935): O método de projetos de Maria dos Campos Reis. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 4(3), 43–61. https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13431

Edição

Seção

Dossiê temático: História da educação matemática - contribuições para a formação de professores