Percepções sobre o uso de calculadoras por estudantes de Pedagogia: contribuições, crenças e reflexões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v3i3.11396

Palavras-chave:

Educação Matemática. Formação de Professores. Laboratório de Ensino de Matemática.

Resumo

Este artigo tem a finalidade de trazer as percepções a respeito do uso da calculadora nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pelos estudantes do curso de Pedagogia de uma Universidade Federal Mineira. Para isso, realizamos uma oficina de calculadoras no Laboratório de Ensino da Matemática que consistia em quatro momentos: preenchimento do questionário inicial, discussão teórica a respeito do uso desta ferramenta, oficina e preenchimento do questionário final. Ao final, realizaram-se análises quantitativa e qualitativa a respeito das respostas obtidas nos questionários, de modo a analisar crenças e percepções sobre o uso desta ferramenta, além de ter um parâmetro sobre a importância de uma oficina com foco no ensino que envolva os recursos da calculadora. Ao fim deste trabalho, concluímos que houve uma maior quantidade de estudantes interessados em implementar a calculadora na sala de aula, além de todos terem afirmado sentir maior segurança quanto ao uso desta ferramenta.

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Biografia do Autor

Marcelo Pereira Rizzi, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Licenciando em Matemática.

Keli Cristina Conti, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora Adjunta da Faculdade de Educação

 

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Publicado

2020-09-30

Como Citar

Rizzi, M. P., & Conti, K. C. (2020). Percepções sobre o uso de calculadoras por estudantes de Pedagogia: contribuições, crenças e reflexões. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 3(3), 138–161. https://doi.org/10.30612/tangram.v3i3.11396

Edição

Seção

Iniciação científica