Metodologias Ativas no Ensino de Matemática: panorama de pesquisas desenvolvidas em Mestrados Profissionais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v3i1.10616

Palabras clave:

Metodologias Ativas. Mestrados Profissionais. Ensino de Matemática.

Resumen

O presente artigo tem por objetivo apresentar o mapeamento de pesquisas desenvolvidas em Mestrados Profissionais, que investigaram o uso de Metodologias Ativas nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática. Tal mapeamento foi estruturado na perspectiva apresentada por de Fiorentini et al. (2016) e considerou pesquisas disponibilizadas no Banco de Dissertações e Teses da CAPES; usando o descritor "Metodologias Ativas" e o filtro Mestrado Profissional. Considerando estes critérios foram identificadas 242 pesquisas, das quais 240 abordavam Metodologias Ativas. Ao segmentarmos estas pesquisas por área, verificou-se que apenas 16 estudos (6,67%) refletiram sobre a utilização destas metodologias nas aulas de matemática. Para a análise destas pesquisas foi realizada uma categorização, de acordo com a Metodologia Ativa considerada no contexto dos estudos analisados. Os dados analisados indicam uma pluralidade de estratégias, públicos e conceitos matemáticos envolvidos na implementação de Metodologias Ativas atrelada às pesquisas desenvolvidas no âmbito dos Mestrados Profissionais.

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Biografía del autor/a

Guilherme Oliveira de Souza, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Licenciando em Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) da UFOP.

Douglas da Silva Tinti, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com período sanduíche na Universidade de Sevilha/Espanha. Mestre em Educação Matemática pela PUC/SP. Especialista em Estatística Aplicada e Licenciado em Matemática e pela Universidade Metodista de São Paulo. É professor do Departamento de Educação Matemática (DEEMA) da Universidade Federal de Ouro Preto.

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Publicado

2020-03-30

Cómo citar

Souza, G. O. de, & Tinti, D. da S. (2020). Metodologias Ativas no Ensino de Matemática: panorama de pesquisas desenvolvidas em Mestrados Profissionais. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 3(1), 74–97. https://doi.org/10.30612/tangram.v3i1.10616

Número

Sección

Iniciación Científica