Metodologias Ativas no Ensino de Matemática: percepções de professores da Educação Básica e Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v6i2.17214

Palavras-chave:

Estratégias metodológicas, Prática docente, Ensino de matemática, Percepção docente

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar as percepções de professores de matemática em relação ao uso das metodologias ativas em sua prática docente. A pesquisa foi desenvolvida com 34 professores de matemática da educação Básica e Superior de diferentes regiões do país. A metodologia é de cunho qualitativo, teve como instrumento de coleta de dados o questionário online, com perguntas aberta e fechadas. A organização e o processo de análise dos dados deram-se por similaridade, o que possibilitou a criação de gráficos e nuvens de palavras. Os resultados mostram que as metodologias ativas ainda não são plenamente adotadas e integradas no processo de ensino de matemática. Foi possível identificar que 79% dos professores já utilizam as metodologias ativas, no entanto, percebemos que esses ainda têm interesse em ampliar seus conhecimentos em relação as metodologias ativas, desde que estas sejam atrativas ao perfil dos estudantes e possibilitem a compreensão do processo de aplicação, estimulando-os a integrarem em sua prática.

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Biografia do Autor

Patrícia Zanon Peripolli, Universidade Franciscana - UFN

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Franciscana - UFN

Mestra em Educaçaõ Profissional e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Maria- UFSM

Licenciada em Matemática, Instituto Federal Farroupilha-Campus Júlio de Castilhos - IFFar

 

Luis Sebastião Barbosa Bemme, Universidade Franciscana - UFN

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Franciscana- UFN

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática- UFN
Mestre em Educação - UFSM

Licenciado em Matemática - UFSM

Silvia Maria de Aguiar Isaia, Universidade Franciscana - UFN

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Franciscana-UFN

Doutora em Ciências Humanas EDucação-UFRGS

Mestra em Filosofia-UFSM

Licenciada em Filosofia-UFSM

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Peripolli, P. Z., Bemme, L. S. B., & Isaia, S. M. de A. (2023). Metodologias Ativas no Ensino de Matemática: percepções de professores da Educação Básica e Superior . TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 6(2), 155–183. https://doi.org/10.30612/tangram.v6i2.17214

Edição

Seção

Artigos