Mapeamento de pesquisas brasileiras que investigam a utilização da Metodologia Ativa Trabalho em Grupo abordando conceitos matemáticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v7i2.17623

Palavras-chave:

Trabalho em Grupo, Educação Matemática, Metodologia Ativa

Resumo

Apresenta-se um mapeamento de pesquisas brasileiras que investigam a utilização da Metodologia Ativa Trabalho em Grupo na Educação Matemática. O mapeamento foi realizado a partir do levantamento de dissertações e tese que abordaram o assunto. Para sintetizar e analisar estudos existentes sobre o tema, foram aplicados critérios de inclusão e exclusão para selecionar os estudos relevantes, como a presença de palavras-chave específicas e o foco na educação matemática com a utilização da metodologia ativa "Trabalho em Grupo". Após a seleção dos estudos, foram realizadas leituras e análises detalhadas dos artigos selecionados, identificando objetivos, metodologias, resultados e conclusões das pesquisas. A análise permitiu evidenciar que, embora as pesquisas abordem o trabalho em grupo, nelas não se indica como, de fato, ele pode ser desenvolvido no contexto escolar. Além disso, evidenciou-se que, muitas vezes, os termos “aprendizagem cooperativa”, “aprendizagem baseadas em equipes” e “trabalho em grupo” são utilizados como sinônimos, mas, na verdade, não o são.

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Biografia do Autor

Iara Maria Soares de Assis Frade, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Ouro Preto-UFOP.

Douglas da Silva Tinti, Universidade Federal de Ouro Preto - Departamento de Educação Matemática (DEEMA)

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com período sanduíche na Universidade de Sevilha/Espanha. Mestre em Educação Matemática pela PUC/SP. Especialista em Estatística Aplicada e Licenciado em Matemática e pela Universidade Metodista de São Paulo. É professor do Departamento de Educação Matemática (DEEMA) da Universidade Federal de Ouro Preto. 

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Publicado

2024-07-11

Como Citar

Frade, I. M. S. de A., & Tinti, D. da S. (2024). Mapeamento de pesquisas brasileiras que investigam a utilização da Metodologia Ativa Trabalho em Grupo abordando conceitos matemáticos. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 7(2), 129–146. https://doi.org/10.30612/tangram.v7i2.17623

Edição

Seção

Artigos