Mapeamento de pesquisas brasileiras que investigam a utilização da Metodologia Ativa Trabalho em Grupo abordando conceitos matemáticos
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v7i2.17623Palavras-chave:
Trabalho em Grupo, Educação Matemática, Metodologia AtivaResumo
Apresenta-se um mapeamento de pesquisas brasileiras que investigam a utilização da Metodologia Ativa Trabalho em Grupo na Educação Matemática. O mapeamento foi realizado a partir do levantamento de dissertações e tese que abordaram o assunto. Para sintetizar e analisar estudos existentes sobre o tema, foram aplicados critérios de inclusão e exclusão para selecionar os estudos relevantes, como a presença de palavras-chave específicas e o foco na educação matemática com a utilização da metodologia ativa "Trabalho em Grupo". Após a seleção dos estudos, foram realizadas leituras e análises detalhadas dos artigos selecionados, identificando objetivos, metodologias, resultados e conclusões das pesquisas. A análise permitiu evidenciar que, embora as pesquisas abordem o trabalho em grupo, nelas não se indica como, de fato, ele pode ser desenvolvido no contexto escolar. Além disso, evidenciou-se que, muitas vezes, os termos “aprendizagem cooperativa”, “aprendizagem baseadas em equipes” e “trabalho em grupo” são utilizados como sinônimos, mas, na verdade, não o são.
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