As Ferramentas da Web 2.0 e o ensino de Mídias Educacionais na Licenciatura em Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.18705

Palavras-chave:

Mídias Educacionais., Ensino da Matemática, Formação de professores.

Resumo

Temos como objetivo apresentar as contribuições das ferramentas da Web 2.0, assim como das metodologias ativas, no estudo das mídias educacionais para o Ensino de Matemática, destacando sua importância para a formação docente. Partimos do seguinte questionamento: quais as contribuições da utilização das ferramentas da Web 2.0 na formação do docente de Matemática? Na pesquisa, utilizamos uma abordagem qualitativa e elencamos a pesquisa-ação como metodologia, pois ela permite o processo de associação entre a investigação e a aprendizagem por meio de um envolvimento consciente e criativo entre pesquisadores e demais participantes da pesquisa. O estudo foi desenvolvido em turmas da disciplina de Mídias Educacionais, presente no currículo do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Consideramos que, por meio das ferramentas da Web 2.0 e das metodologias ativas, podemos personalizar e contextualizar o processo de ensino- aprendizagem, selecionando atividades que podem ser recombinadas de acordo com as necessidades individuais de cada estudante, gerando impactos significativos na formação de professores de Matemática. O conjunto de atividades teórico-práticas da disciplina proporcionou o conhecimento sobre o uso de diferentes ferramentas da Web 2.0 para o Ensino de Matemática, assim como promoveu a criação e a adaptação de materiais didáticos para estudantes com deficiência ou necessidades educacionais especiais. Essas ferramentas possibilitam o desenvolvimento de práticas inovadoras e adaptativas, que consideram as especificidades e desafios dos alunos, promovendo uma educação mais personalizada e inclusiva.

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Biografia do Autor

Vivianne Souza de Oliveira Nascimento, IFRN

IFRN

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Publicado

2025-01-26

Como Citar

Nascimento, V. S. de O. (2025). As Ferramentas da Web 2.0 e o ensino de Mídias Educacionais na Licenciatura em Matemática. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), 1–21. https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.18705

Edição

Seção

Experiências pedagógicas