Sobre la revista

Tangram – Revista de Educação Matemática (e-ISSN: 2595-0967) é uma publicação científica de acesso aberto, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECMat) da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (FACET) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O periódico tem como propósito fomentar a disseminação de pesquisas originais e reflexões teóricas que contribuam para o avanço do conhecimento nos campos do Ensino de Ciências e da Educação Matemática, promovendo o diálogo entre pesquisadores, professores e estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior.

A Revista adota o modelo de Publicação Contínua, recebendo submissões em fluxo contínuo ao longo do ano. Publica manuscritos inéditos na forma de  relatos de pesquisa, relatos de experiência e ensaios sobre práticas, políticas e formação docente no Ensino de Ciências e Matemática. São especialmente valorizadas contribuições que abordem sobre  tecnologia, inovação, interdisciplinaridade e política pública  no contexto do Ensino de Ciências e Matemática.

Tangram é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECMat) da FACET/UFGD, bem como aos grupos de pesquisa  “Grupo de Pesquisa Educação Matemática, Colaboração e Contemporaneidade – GPEMATCC/CNPq”, “Grupo Colaborativo de Pesquisa e Prática em Educação e Filosofia (GCPPEF)”, “Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática Escolar (GEPEME)”,  “Grupo de Estudos e Pesquisa Horizontes Compreensivos na Educação em Ciência e Química (GEPHCECQ), “Grupo de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Educação a Distância (GTED). Esses vínculos fortalecem sua inserção institucional e científica, consolidando o periódico como espaço de socialização de saberes e práticas formativas em Ensino de Ciências e Matemática.

O periódico prioriza manuscritos escritos em português, espanhol, inglês ou      francês, com potencial de impacto e relevância científica para as áreas de Educação Matemática e Ensino de Ciências. Destina-se a docentes e discentes de graduação e pós-graduaçãopesquisadores e profissionais da educaçãogestores de instituições de ensino e pesquisa, e demais interessados na produção e disseminação do conhecimento científico voltado ao Ensino de Ciências e Matemática, bem como à formação docente nessa área.

Diante da ampliação de seu escopo para abarcar de modo mais abrangente as áreas do Ensino de Ciências e Matemática, o periódico reafirma seu compromisso com a ciência aberta, a integração entre pesquisa e prática educativa, e a valorização da produção científica ibero-americana.

Número actual

Vol. 8 (2025)
					Ver Vol. 8 (2025)
Publicação Contínua

 

Publicado: 2025-01-01

Artículos

Experiencias pedagógicas

  • Matemática Recreativa nas Aulas de Matemática: uma experiência no 7º ano do Ensino Fundamental

    Larissa Bento de Souza, Fernando Guedes Cury
    e025042
    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19109
  • Cuadriláteros Una experiencia Federatiana utilizando el modelo de Van Hiele

    Roberto da Rocha Miranda, Marcília Cavalcante Viana, Antônio Marcelo Araújo Bezerra, Maria José Costa dos Santos
    e025043
    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19146
  • Da farinha à sala de aula: a utilização da balança de dois pratos como estratégia pedagógica para o ensino de frações

    Francino Mascarenhas Andrade, Alisson dos Santos Silva, Fernando Carvalho dos Santos Júnior, Zulma Elizabete de Freitas Madruga
    e025002
    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.18222
  • Herramientas de la Web 2.0 y la enseñanza de Medios Educativos em la formación de professores de Matemáticas

    Vivianne Souza de Oliveira Nascimento
    e025005
    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.18705

Iniciación Científica

  • Tecnologias Digitais em Livros Didáticos de Matemática do Novo Ensino Médio

    Stefany Pedro de Oliveira, Lucas Mazzi
    e025044
    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19250

EDIÇÃO TEMÁTICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA

EDIÇÃO TEMÁTICA: Ações durante e pós Pandemia na Formação de Professores de Ciências e Matemática

Ver todos los números