A não Obrigatoriedade do Ensino dos Números Complexos na Educação Básica: reflexões e posicionamento de futuros professores de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v7i1.17596Palavras-chave:
Números Complexos, Educação Básica, Futuros professores de MatemáticaResumo
Neste trabalho são apresentados os resultados obtidos de uma pesquisa realizada com futuros professores matriculados em uma disciplina do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Norte do Tocantins. Na referida disciplina, um dos conteúdos previstos é Números Complexos. A pesquisa, de cunho qualitativo, consistiu em obter um posicionamento dos futuros professores a respeito da concordância com a não obrigatoriedade do ensino dos Números Complexos na Educação Básica, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular. O posicionamento foi motivado pela leitura de documentos sobre os Números Complexos na Educação Básica, na reflexão pessoal sobre a abordagem dos Números Complexos durante a Educação Básica e no levantamento de aplicações dos Números Complexos na prática. Pelos resultados obtidos, constatou-se que a maioria dos futuros professores de Matemática são a favor da abordagem dos Números Complexos na Educação Básica e sugerem a importância de que tal abordagem seja efetuada com o apoio da história da matemática, de jogos, aplicações e/ou softwares.
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