Futuros Professores que Ensinarão Matemática: nos entrelaces de pensar sobre a inclusão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v7i1.17619

Palavras-chave:

Formação inicial de professores., Ensino de Matemática., Inclusão.

Resumo

Este artigo, tem por objetivo discutir sobre a aprendizagem de futuros professores, ao produzirem materiais para o ensino de matemática para uma turma de licenciandos com um aluno cego. Fundamentados na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, proposta por Vigotski, e na Teoria da Atividade, desenvolvida por Leontiev, compreende-se que os sujeitos se desenvolvem e aprendem na interação com os seus pares. Partindo desta premissa, retrata-se aqui a experiência vivenciada por futuros professores durante a organização de materiais que foram utilizados em uma turma de um curso de licenciatura em que um dos estudantes é cego, durante a disciplina de Educação Matemática. A organização e o desenvolvimento das ações se deram por meio do projeto Clube de Matemática (CluMat) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do qual participavam um estudante e uma estudante do curso de Licenciatura em Matemática e duas do curso de Pedagogia. Para a produção de dados, foram utilizados planejamentos, relatórios, registros fotográficos e depoimentos dos integrantes do CluMat. Os resultados permitiram evidenciar alguns aspectos que se mostraram como indicativos de aprendizagens tais como: a relevância da constituição de um espaço coletivo de discussão sobre a elaboração de materiais; a mobilização de outros conhecimentos para além dos matemáticos, ao se colocarem no movimento de pensar sobre como envolver todos os estudantes da turma; a preocupação com relação à função que o material exerce no processo educativo; e a troca de conhecimentos, vivências e experiências, interagindo com sujeitos de distintas formações.

Palavras-chave: Formação inicial de professores. Ensino de Matemática. Inclusão.

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Biografia do Autor

Andresa Kaspary Zwirtes, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa LP1 - Docência, saberes e desenvolvimento profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Educação - área de concentração em Ensino de Ciências e Matemática - pela Universidade de São Paulo/USP. Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP-Rio Claro. Licenciada em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/UNIJUI. Foi professora da Educação Básica na Rede Pública Estadual de Santa Catarina e da Universidade do Oeste de Santa Catarina/UNOESC. Atualmente é professora da Área de Educação Matemática, do Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria/ UFSM; dos cursos de Licenciatura emEducação Especial, Matemática e Pedagogia. É orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE-UFSM e mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física/PPGEMeEF/UFSM. 

Caroline dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Simone Pozebon, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora e Mestra em Educação (PPGE/UFSM). Licenciada em Matemática (UFSM). É professora adjunta no Departamento de Metodologia do Ensino (MEN), na área da Educação Matemática do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É docente e orientadora de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMeEF/UFSM). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMat/UFSM). 

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Publicado

2024-03-30

Como Citar

Zwirtes, A. K., Lopes, A. R. L. V., Santos, C. dos, & Pozebon, S. (2024). Futuros Professores que Ensinarão Matemática: nos entrelaces de pensar sobre a inclusão. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 7(1), 02–22. https://doi.org/10.30612/tangram.v7i1.17619

Edição

Seção

Artigos