A não Obrigatoriedade do Ensino dos Números Complexos na Educação Básica: reflexões e posicionamento de futuros professores de Matemática

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v7i1.17596

Keywords:

Números Complexos, Educação Básica, Futuros professores de Matemática

Abstract

Neste trabalho são apresentados os resultados obtidos de uma pesquisa realizada com futuros professores matriculados em uma disciplina do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Norte do Tocantins. Na referida disciplina, um dos conteúdos previstos é Números Complexos. A pesquisa, de cunho qualitativo, consistiu em obter  um posicionamento dos futuros professores a respeito da concordância com a não obrigatoriedade do ensino dos Números Complexos na Educação Básica, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular. O posicionamento foi motivado pela leitura de documentos sobre os Números Complexos na Educação Básica, na reflexão pessoal sobre a abordagem dos Números Complexos durante a Educação Básica e no levantamento de aplicações dos Números Complexos na prática. Pelos resultados obtidos, constatou-se que a maioria dos futuros professores de Matemática são a favor da abordagem dos Números Complexos na Educação Básica e sugerem a importância de que tal abordagem seja efetuada com o apoio da história da matemática, de jogos, aplicações e/ou softwares.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Fernanda Vital, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Universidade Federal do Norte do Tocantins

References

Almeida, S. P. de. (2013). Números complexos para o ensino médio: uma abordagem com história, conceitos básicos e aplicações (Dissertação de mestrado). Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB, Brasil. Recuperado de http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/handle/riufcg/2221

Bombelli, R. (1966). L’ Algebra. Bologna: Feltrinelli Editore.

Brasil. (2018). Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: Ministério da Educação.

Brasil. (2002). PCN+: Ensino Médio – Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Ministério da Educação.

Caon, F. (2013).Números Complexos: inter-relação entre conteúdos e aplicações (Dissertação de mestrado). Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR, Brasil. Recuperado de https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1518

Costa, C. L. da. (2016). A história da matemática como estímulo ao ensino-aprendizagem (Dissertação de mestrado). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil. Recuperado de. https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/675

Costa, B. S. R., Costa, F. M. da, Oliveira, M. S. S. de, Costa Neto, L. dos R., Moraes, L. L. M., Oliveira, M. C., Fonseca, K. de S., & Santos, J. F. (2020). Os jogos como instrumento de ensino e aprendizado para operações com números complexos na prática docente. Brazilian Journal of Development, 6(7), 48863–48876. https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-508

Iezzi, G. (2013) Fundamentos de matemática elementar, 3 : complexos, polinômios, equações. 8. ed. — São Paulo: Atual.

Leonardo, F. M. (2016). Conexões com a Matemática (3a ed.). São Paulo:

Lima, E. L. (2001). Exame de Textos: Análise de livros de Matemática para o Ensino Médio. Rio de Janeiro: SBM.

Novais, R. P. B. (2020). O decolar de um avião: uma proposta didática sobre números e funções complexas (Dissertação de mestrado). Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, Brasil. Recuperado de https://repositorio.unesp.br/handle/11449/193060

Oliveira, W. G. A. (2018). Estudo e Aplicações dos Números Complexos: O uso dos Números Complexos na Análise de Circuitos Elétricos (Dissertação de mestrado). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Recuperado de https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=autor&nrSeq=36390@2&nrseqaut=20032

Portolan, J. (2017). A importância do ensino de números complexos no ensino médio, na visão dos professores de matemática, em alguns municípios da região oeste do Paraná (Dissertação de mestrado). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, PR, Brasil. Recuperado de https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3024

Puhl, C. S, Müller, T. J, & Lima, I. G. (2020). Operações com números complexos: análise de erros cometidos por acadêmicos de Engenharia. Amazônia Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, 16(36), 181–196. https://doi.org/10.18542/amazrecm.v16i36.743

Studart, N., & Dahmen, S. R. (2006). A física do vôo na sala de aula. Física na escola, 7(2), 36–42.

Published

2024-03-30

How to Cite

Vital, F. (2024). A não Obrigatoriedade do Ensino dos Números Complexos na Educação Básica: reflexões e posicionamento de futuros professores de Matemática. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 7(1), 158–178. https://doi.org/10.30612/tangram.v7i1.17596

Issue

Section

Pedagogical Experiences