Sobre a Revista

A Tangram - Revista de Educação Matemática é um periódico científico trimestral, de qualis A3, indexada nas bases REDIB, DOAJ, LATINDEX, Sumários.org, entre outras e que publica artigos inéditos sobre os diferentes aspectos relacionados ao campo da Educação Matemática e possui origem em dois grupos de pesquisa da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), vinculados à Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (FACET) e à Faculdade de Educação (FAED)  e aos grupos de pesquisas “Teia de Pesquisas em Educação Matemática – TeiaMat/CNPq” e “Grupo de Pesquisa Educacão Matemática, Colaboração e Contemporaneidade - GPEMATCC/CNPq”, bem como ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECMAT /FACET/UFGD.


A Tangram visa contribuir para divulgação de artigos inéditos oriundos de pesquisas, assim como de estudos teóricos aprofundados, trabalhos de iniciação científica e reflexões sobre experiências pedagógicas na Educação Básica e no Ensino Superior. São priorizados artigos da área de Educação Matemática e áreas afins, escritos em português, espanhol, inglês e francês.

Notícias

EDIÇÃO TEMÁTICA: Educação Matemática Crítica

2024-07-31

Caro autor e leitor,

Acompanhem aqui as notícias da nossa Revista

O Conselho Editorial da Revista TANGRAM lança chamada de artigos o tema: “Educação Matemática Crítica no século XXI: abordagens culturais, sociais e políticas”.

Nessa linha, a presente chamada tem como objetivo contribuir para disseminar a pesquisa sobre Educação Matemática Crítica explicitando as pesquisas efetuadas no primeiro quarto do século XXI, suas teorizações, resultados e avanços nesta temática.

A Educação Matemática Crítica constitui-se numa das áreas que mais cresceu no primeiro quarto de século na Educação Matemática com o surgimento de diversos grupos de pesquisa e um número crescente de publicações de artigos e capítulos de livros no Brasil e no exterior.

Nesta chamada será aceita a submissão de artigos de pesquisas em andamento ou finalizadas que abordem outras temáticas que tenham como região de inquérito a Educação Matemática Crítica.

Cada autor(a) poderá submeter uma, e apenas uma proposta de artigo, seja como autor ou coautor.

O formato das propostas de artigos devem obedecer as normas presentes nas Diretrizes para Autores disponíveis no site da Revista TANGRAM.    Aqueles    que    estiverem    fora    destas    normas    não    serão considerados no processo de avaliação/revisão.

Todas as informações para submissão encontram-se no link: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/information/authors. As submissões de artigos serão aceitas para avaliação e publicação em português, espanhol, inglês e francês

Informações mais detalhadas sobre esta edição temática podem ser encaminhadas para o editor convidado Marco Aurélio Kistemann Jr. (Pesquisa de Ponta-UFJF) nos e-mails: agenda.kistemann@gmail.com ou marco.kistemann@ufjf.br

Editores Convidados: Marco Aurélio Kistemann Jr. (Pesquisa de Ponta-UFJF) e Gabriela Brião (UERJ).

CRONOGRAMA:

Início das submissões: 01/08/2024

Término das submissões: 31/12/2024

Previsão de publicação: 1º semestre de 2025

 

 

Saiba mais sobre EDIÇÃO TEMÁTICA: Educação Matemática Crítica

Edição Atual

v. 7 n. 3 (2024)
					Visualizar v. 7 n. 3 (2024)

.

Publicado: 2024-10-01
  • Apresentação

    Adriana Fátima de Souza Miola; Cintia Melo dos Santos , Elizabeth Matos Rocha
    0 - 1
    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v7i3.19116

Artigos

  • Álgebra en infantil y primaria: Diez materiales manipulativos esenciales para desarrollar el sentido algebraico

    Ángel Alsina, Ester Bosch
    2 - 31
    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v7i3.18851
  • A constituição de identidades profissionais de professores de apoio da Educação Especial

    Marianna Florentina Lima Alves de Oliveira Drummond, André Luís Oliveira, Fabio Alexandre Borges
    32 - 56
    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v7i3.17034
  • Abordagens da Modelagem Matemática nas Dissertações do PROFMAT da Região Norte

    Andrey Camurça da Silva, Emerson Silva de Sousa
    78 - 98
    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v7i3.17965

Ensaios teóricos

  • Articulação entre Teoria Antropológico do Didático e abordagem instrumental: Aproximação Instrumental

    Adrieli Cristine Bueno, Maria Ivete Basniak, Daysi Julissa García Cuéllar
    99 - 118
    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v7i3.18016

Experiências pedagógicas

  • Aprendizagem Colaborativa na Educação Matemática: um relato de experiência com funções quadráticas

    Maristela Santos Aguiar de Souza, Kátia Celina da Silva Richetto , Willian Jose Ferreira
    119 - 130
    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v7i3.18029
  • Um jogo de tabuleiro para integrar Matemática e Pensamento Computacional no Ensino Fundamental

    Mauro Rafael Silva, Ana Paula Nahirne, Henio Delfino Ferreira de Oliveira, Clodis Boscarioli
    131 - 150
    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v7i3.17821
  • Conceitos estatísticos revelados em um ambiente de aprendizagem prisional do Estado de São Paulo

    Bruno Monteiro Riva, Priscila Bernardo Martins
    151 - 175
    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v7i3.17910

Iniciação científica

  • Educação Financeira sob a perspectiva de Paulo Freire: análise de diálogos com licenciandos em Matemática

    Ana Beatriz Cantareira, Paula Malheiros, Andrei Hartmann
    176 - 198
    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v7i3.18206
Ver Todas as Edições