Argumentação Matemática com Alunos Deficientes Visuais

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v5i4.13498

Keywords:

Educação Matemática

Abstract

O presente trabalho é uma análise a posteriori de uma experiência em que os autores, uma professora em formação inicial e um professor formador se propuseram a desenvolver uma sequência didática com objetivo de construir um ambiente comunicativo, com dois alunos deficientes visuais do primeiro ano do Ensino Médio, em uma sala de recursos multifuncionais. Os discentes foram incentivados a produzirem enunciados, construírem conjecturas e, a partir das atividades propostas, a questionar e comprovar, por meio da justificação suas conjecturas e desenvolver a argumentação matemática a respeito de funções quadráticas. Assim, este trabalho é um exemplo de como alunos deficientes visuais, quando tem acesso a atendimento educacional especializado de forma complementar e articulada às atividades e demandas da sala de aula comum, podem ampliar significativamente as condições de desenvolvimento de suas habilidades e competências matemáticas.

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Debora Brasileiro Barreto, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO CAMPUS SINOP-MT

Ciências Naturais e Matemática

References

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Published

2022-12-15

How to Cite

Barreto, D. B., & Barbosa, E. P. (2022). Argumentação Matemática com Alunos Deficientes Visuais. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 5(4), 92–117. https://doi.org/10.30612/tangram.v5i4.13498

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