A formação dos professores especializados segundo os pesquisadores do observatório nacional de educação especial
Palavras-chave:
Educação Especial. Formação de Professores. Inclusão Escolar. Atendimento Educaional Especializado. Salas de Recursos MultifuncionaisResumo
No Brasil, é imperativo legal que a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) seja realizada preferencialmente nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) por um profissional que possua formação inicial em curso de licenciatura e/ou pós-graduação na área da Educação Especial. Todavia, evidenciam-se as escassas oportunidades de formação em Educação Especial, no Brasil, e a complexidade do papel atribuído a esse profissional no desempenho de múltiplas funções. Frente a isso, questiona-se: qual é a formação dos profissionais que estão sendo envolvidos nas atividades das SRMs no Brasil? Para responder a essa questão, uma pesquisa foi realizada no âmbito do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP), com base em encontros de grupos focais com 466 professores/gestores da Rede de Ensino de 38 municípios brasileiros. O presente trabalho sistematiza e sintetiza os achados de diferentes estados, conforme relatados pelos pesquisadores do ONEESP, que coletaram esses dados e os apresentaram durante o III Encontro Nacional do ONEESP, realizado em 2013. Em síntese, constou-se que os professores indicaram não somente lacunas, mas possibilidades de caminhos que direcionam para a melhoria na qualidade da formação inicial e continuada de professores especializados, e recomendaram especial atenção para a motivação desses profissionais para ingresso na carreira, além da necessidade de melhora na definição do papel de todos os atores envolvidos na dinâmica escolar e social para a promoção da inclusão escolar das pessoas que compõem o público-alvo da Educação Especial.Downloads
Referências
AMORIM, M. S. S. A.; COSTA, V. A. Educação inclusiva e atendimento educacional especializado: experiências nas escolas públicas de Niterói-RJ. In: ENCONTRO DO OBSERVATÓRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 3., 2013, São Paulo. Anais... São Paulo: UFSCar/USP, 2013.
ANJOS, I. R. S.; CARVALHO, T. S. S. Observatório de educação especial em Sergipe. In: ENCONTRO DO OBSERVATÓRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 3., 2013, São Paulo. Anais... São Paulo: UFSCar/USP, 2013.
BARBOSA, F. T. Introdução a revisão sistemática: a pesquisa do futuro. Maceió: Fabiano, 2013.
BARBOSA, M. O.Ç MERCADO, E. L. O.; FUMES, N. L. F. Formação continuada ofertada pelo lócus da pesquisa: inquietações da relação teoria e prática. In: ENCONTRO DO OBSERVATÓRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 3., 2013, São Paulo. Anais... São Paulo: UFSCar/USP, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Brasília, DF, 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm Acesso em: 12/10/2015
BRASIL. Ministério da Educação. Nota técnica – SEESP/GAB/Nº 11/2010, de 7 de maio de 2010. Dispõe sobre Orientações para a institucionalização da Oferta do Atendimento Educacional Especializado – AEE em Salas de Recursos Multifuncionais, implantadas nas escolas regulares. Brasília, DF, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=5294-notatecnican112010&category_slug=maio-2010-pdf&Itemid=30192.
Acesso em: 12/10/2015
CAPELLINI, V. L. M. F; RODRIGUES, O. M. P. R. Concepções de professores acerca dos fatores que dificultam o processo da Educação Inclusiva. Educação, Porto Alegre, v. 32, p. 355-364, 2009.
CHACON, M. C. M. Formação de Recursos Humanos em Educação Especial: resposta das universidades à recomendação da Portaria Ministerial n.º 1.793. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 10, n. 3, p. 321-336, 2004.
DAMASCENO, A. R. PEREIRA, A. S. ANDRADE, P. F. Formação docente: para quê? As experiências de professores de salas de recursos multifuncionais de Nova Iguaçu/RJ. In: ENCONTRO DO OBSERVATÓRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 3., 2013, São Paulo. Anais... São
Paulo: UFSCar/USP, 2013.
FREITAS, S. N., MOREIRA, L. C. A universidade frente à formação inicial na perspectiva da inclusão. In: CAIADO, R. M. JESUS, D. M. de, BAPTISTA, C. R. (Org.) Professores e educação especial: formação em foco. Porto Alegre: Mediação/CDV/FACITEC, 2011. v. 1, p. 65-73.
FUMES, N. L. F. et al. A implantação das salas de recursos multifuncionais no município de Maceió/Alagoas: sintetizando os resultados. In: ENCONTRO DO OBSERVATÓRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 3., 2013, São Paulo. Anais... São Paulo: UFSCar/USP, 2013.
MILANESI, J. B. As salas de recursos multifuncionais em Rio Claro/SP. In: ENCONTRO DO OBSERVATÓRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 3., 2013, São Paulo. Anais... São Paulo: UFSCar/USP, 2013.
MONTEIRO, A. P. H. MANZINI. Mudanças nas concepções do professor do ensino fundamental em relação à inclusão após a entrada de alunos com deficiência em sua classe. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, vol.14, n.1, p. 35-52, 2008.
OLIVEIRA, T. C. B. O.et al. Formação de professores para a inclusão escolar. In: ENCONTRO DO OBSERVATÓRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 3., 2013, São Paulo. Anais... São Paulo: UFSCar/USP, 2013.
RABELO, L. C. C.; OLIVEIRA, I. A. Observatório de educação especial: a implantação, organização e funcionamento das salas de recursos multifuncionais em Marabá-PA. In: ENCONTRO DO OBSERVATÓRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 3., 2013, São Paulo. Anais... São
Paulo: UFSCar/USP, 2013.
SANTOS, S. D. G. Autoconfrontação e o processo de inclusão: (re)vendo a atividade docente na educação superior. 2011. 131f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira), Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.
SANTOS, M. C. et al. O olhar sobre a formação de professores das salas de recursos multifuncionais (SRMs) no município de Feira de Santana. In: ENCONTRO DO OBSERVATÓRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 3., 2013, São Paulo. Anais... São Paulo: UFSCar/USP, 2013.
SECADI - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Documento orientador programa implantação de salas de recursos multifuncionais. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11037-docorientador-multifuncionais-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 12/10/2015
SILVA, A. M. C. S.; PEREIRA, R. M. F. As políticas públicas de educação especial e o processo civilizador. In: ENCONTRO DO OBSERVATÓRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 3., 2013, São Paulo. Anais... São Paulo: UFSCar/USP, 2013.
SILVA, F. K. R.; SANTOS, S. D. G.; FUMES, N. L. F. Concepção de formação continuada na perspectiva das professoras do AEE na cidade de Maceió-AL. In: ENCONTRO DO OBSERVATÓRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 3., 2013, São Paulo. Anais... São Paulo: UFSCar/USP,
SILVA, M. R. TARTUCI, D. Formação dos professores do atendimento educacional especializado do sudeste goiano. In: ENCONTRO DO OBSERVATÓRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 3., 2013, São Paulo. Anais... São Paulo: UFSCar/USP, 2013.
TARTUCI, D. et al. Salas de recursos multifuncionais em Goiás: formação docente, organização do trabalho pedagógico e tecnologia assistiva. In: ENCONTRO DO OBSERVATÓRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 3., 2013, São Paulo. Anais... São Paulo: UFSCar/USP, 2013.