A teoria importa?

Autores

  • Gustavo Martins Piccolo UFSCar (Universidade Federal de São Carlos)
  • Enicéia Gonçalves Mendes UFSCar

Palavras-chave:

Teoria, Deficiência, Sociologia.

Resumo

O presente texto busca destacar a importância nodal assumida pela teoria como preposto ontológica fundamental ao pensar e transformar da realidade que nos cerca, ávida em pensares esvaziados tão característica dos tempos hodiernos. Tempos estes que tendem a naturalizar os mais distintos fenômenos sociais, dificultando seu entendimento e a possibilidade de tracejar de um distinto futuro. A deficiência é certamente um destes fenômenos, vista como falha biológica tem sido sistematicamente abortada em seu pensar como produção histórica, transpasso de fundamental importância para o fomento de políticas públicas e de um novo entendimento do próprio conceito, temas abordados no presente artigo.

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Biografia do Autor

Gustavo Martins Piccolo, UFSCar (Universidade Federal de São Carlos)

Doutor em Educação Especial pela UFSCar e professor efetivo da secretaria de Educação.

Enicéia Gonçalves Mendes, UFSCar

Pós-Doutorado SORBONNE- UNIVERSITE PARIS V- RENE DESCARTES; Doutora em Psicologia pela USP e professora adjunta da UFSCar.

Referências

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Publicado

2012-12-27

Como Citar

PICCOLO, Gustavo Martins; MENDES, Enicéia Gonçalves. A teoria importa?. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 2, n. 6, p. p.73–86, 2012. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/1529. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua