Pedagogia da alternância e a curricularização da extensão popular na formação inicial de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v11iesp.1.16509

Palavras-chave:

Política de educação do campo, Formação de professores, Curricularização da extensão

Resumo

A formação de professores requer um olhar sobre a concepção de educação; as instituições formadoras, a docência universitária e a articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Deve contemplar princípios da ética e autonomia, na construção de uma prática contextualizada que desenvolva as potencialidades do educando, para o exercício da profissão docente e da cidadania numa perspectiva Interdisciplinar e planetária. A formação dos educadores do campo requer um olhar sobre a identidade dos sujeitos do campo, a cultura local, os contextos e a sustentabilidade. O processo de formação deve mobilizar saberes científicos, técnicos, pedagógicos e possibilitar o diálogo intercultural. Neste artigo temos por objetivo analisar a formação de educadores do campo no âmbito do PRONERA, no curso de Licenciatura em Geografia do Campus Mata Norte, através da curricularização da extensão universitária com base na Pedagogia da Alternância. A pesquisa de abordagem qualitativa foi desenvolvida para analisar as atividades realizadas pelos educandos no tempo-comunidade. Recorremos à pesquisa bibliográfica e documental como método de procedimento para coleta dos dados e análise do conteúdo dos relatórios apresentados pelos grupos pesquisados. Os resultados revelaram que a pedagogia da alternância promove a articulação com os saberes e o diálogo intercultural entre a comunidade local e a universidade. A curricularização da extensão popular na formação inicial possibilitou a imersão dos educandos na comunidade local e a construção da identidade profissional docente, no contexto local, em áreas de reforma agrária.

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Biografia do Autor

Ana Maria Sotero Pereira, Universidade de Pernambuco

Professora Assistente da Universidade de Pernambuco – Campus Mata Norte.

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Publicado

2021-10-30

Como Citar

PEREIRA, Ana Maria Sotero. Pedagogia da alternância e a curricularização da extensão popular na formação inicial de professores. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 11, n. esp.1, p. e021018, 2021. DOI: 10.30612/eduf.v11iesp.1.16509. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/16509. Acesso em: 25 dez. 2024.