Specialized teachers’ training according to national observatory of special education researchers

Authors

  • Enicéia Gonçalves Mendes Universidade Federal de São Carlos
  • Leonardo Santos Amâncio Cabral UFSCar
  • Sabrina Mazo D’Affonseca UFSCar
  • David dos Santos Calheiros UFSCar

Keywords:

Special education. Teacher training. Multifunction Resources Rooms.

Abstract

In Brazil, the Specialized Service in Educational (AEE) should rather be offered in Multifunction Resource Room (SRM) by a graduated professional with at least one postgraduate course in the field of Special Education. However, in Brazil there are little training opportunities in Special Education and the role assigned to this professional is complex and involves multiple functions. So one question that arises is: What is the training of professionals working in SRM in Brazil? As part of the National Observatory of Special Education, the present study had as main objective, systematize and analyze the results of the focus groups presented in III ONEESP. These groups involved 466 teachers/managers educational system of 38 municipalities all over the country. In this paper the findings of different states of Brazil were systematized and summarized, as reported by Oneesp’s researchers who collected data presented at IIIº National ONEESP Meeting held in 2013. Results showed that teachers indicated both gaps and possible paths to improve specialized teachers’ initial and continuing training quality, and recommended special attention to the role of these professionals’ motivation in the beginning of career and the need to improve the role definition of all actors involved in the school and social dynamics in order to promote school inclusion of target public of Special Education.

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Author Biographies

Enicéia Gonçalves Mendes, Universidade Federal de São Carlos

Doutorado em Psicologia pelo IP-USP em 1995, mestrado em Educação Especial na UFSCar e graduação em Psicologia na FCLRP-USP. Professora associada da Universidade Federal de São Carlos, docente do Depto de Psicologia, coordenadora do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP)e líder do Grupo de Pesquisa sobre Formação de Recursos Humanos em Educação Especial (GP-FOREESP). Coordenadora do Programa de Extensão sobre Formação Continuada em Educação Especial PROEX/UFSCAR) . Estágios no exterior (Estados Unidos e Peru), e pós-doutorado na Université Paris V- Sorbonne na França (2007-2008). Atua na área de Educação com ênfase em Educação Especial. Desenvolve e orienta pesquisas sobre inclusão escolar e política educacional. Atual Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores da Educação Especial (ABPEE).

Leonardo Santos Amâncio Cabral, UFSCar

Atualmente é professor na área de Educação Especial vinculado ao DPsi/UFSCar e ao Programa de Pós-Graduação em Educação Especial; Pós-Doutor em Educação Especial (Bolsista Capes/UFSCar); Doutor em Culture, disabilità, inclusione: educazione e formazione (2013), pela Università degli Studi di Roma Foro Italico, com título homologado pelo programa Doctor Europaeus e pela Universidade Federal de São Carlos (co-tutela); Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2010); Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (2007), com período de mobilidade estudantil internacional no Istituto Universitario di Scienze Motorie - IUSM, em Roma. É pesquisador do Observatório Nacional de Educação Especial (Capes/CNPq) e dos grupos de pesquisa: FOREESP (UFSCar) e do Laboratorio di Pedagogia Speciale (Uniroma4). Experiência profissional como assistente didático e counselor junto ao Centro de Orientação aos alunos universitários com deficiência da Università degli Studi di Roma Foro Italico (2010-2013) e colaborador junto à Conferenza Nazionale dei Delegati dei Rettori per la Disabilità - CNUDD Italia (2012-2013). Já bolsista FAPESP (2009), IC-PIBIC (2006), IC-PIBEG (2005). Atua, principalmente, no âmbito dos fundamentos, políticas e práticas educacionais sob a perspectiva da inclusão do público alvo da Educação Especial (pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades); Adequações curriculares, metodológicas e organizacionais do sistema escolar; Ensino e Consultoria Colaborativa; Formação de Professores; Inclusão no Ensino Superior; Orientação profissional de pessoas com deficiência; Diferença e diversidade; e acessibilidade na comunicação e informação.

Sabrina Mazo D’Affonseca, UFSCar

Pós-Doutora em Educação Especial (Bolsista Capes/UFSCar); Doutora em Psicologia pela UFSCar, Mestre em Educação Especial pela UFSCar e graduação em Psicologia pela UFSCar. É pesquisadora do Observatório Nacional de Educação Especial (Capes/CNPq) e dos grupos de pesquisa: FOREESP (UFSCar) e do Laprev (UFSCar). Experiência profissional como docente na UFSCar e UNICEP. Atua, principalmente, no âmbito de Ensino e Consultoria Colaborativa; Formação de Professores; Prevenção de violência; violência doméstica, intervenção psicoterapêutica com mulheres, adolescentes e crianças.

David dos Santos Calheiros, UFSCar

Formaod em Educação Física e TErapia Ocupaciona, mestre em Educação Especial e Doutorando em Educação Especial da UFScar

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Published

2016-03-24

How to Cite

MENDES, Enicéia Gonçalves; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio; D’AFFONSECA, Sabrina Mazo; CALHEIROS, David dos Santos. Specialized teachers’ training according to national observatory of special education researchers. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 5, n. 14, p. 84–95, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/3775. Acesso em: 16 jul. 2024.

Issue

Section

DOSSIÊ EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR - 1ª Parte: Políticas públicas e formação de professores