Algumas aproximações: compreendendo o conceito de identidade
Palavras-chave:
Identidade. Identidade profissional. Profissionalização docente. Processo.Resumo
Este artigo aborda a temática da identidade enquanto tema de investigação de teses e dissertações dos estudantes vinculados ao Grupo de Estudos Me-mórias de Formação: identidade e cultura - GEMFIC grupo este, ligado ao grupo Núcleo de Estudos Interdisciplinares-NEI do programa e da Linha de Pesquisa Educação e Prática Docente da Universidade Federal de Mato de Mato Grosso do Sul-PPGEdu.Trata de uma reflexão fundamentada em autores que considera iden-tidade como um processo dinâmico que se constrói ao longo de uma vida, com destaque a identidade profissional. O estudo permitiu entender que o homem não está fora de seu contexto histórico, e não podemos negar que as diferentes formas de identidades sejam profissionais ou pessoais, não estão dissociadas da ordem social e da escolha da profissão.Downloads
Referências
BOSI, E. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Cia das
Letras, 1994.
BRZEZINSKI, I. (orgs). Profissão Professor Identidade e Profissionalização
docente. Brasília: Plano, 2002.
CARROLO, C. Formação e identidade profissional dos professores. In:
ESTRELA, M. T. (Org.) Viver e construir a profissão docente. Lisboa: Porto, 1997.
CIAMPA, A. C. A. A estória do Severino e a história da Severina. São
Paulo: Brasiliense, 1990.
CIAMPA, A. C. A. Identidade. In: LANE, S.T.M., CODO, W. (Orgs.). Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense. p. 58-75, 1994.
CIAMPA, A. C. A. Identidade humana como metamorfose: a questão da família e do trabalho e a crise de sentido no mundo moderno. Interações, São Paulo, v. 3, nº. 6, p. 87-101, jul./dez, 1998.
CIAMPA, A. C. A. Identidade social e suas relações com a ideologia. Dissertação de Mestrado em Psicologia Social, São Paulo, Faculdade de
Psicologia, PUC-SP, 1997.
CIAMPA, A. da C. A estória do Severino e a história da Severina: um emsaio de Psicologia Social. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.
CIAMPA, A. da C. Identidade. In: LANE, S.T.M; CODO; W. (orgs). O homem em movimento. 5. ed. São Paulo: Editora Brasiliense. p 59 – 75, 1987.
DELGADO, L. de A. N. Historia oral-memoria, tempo, identidades.Belo
Horizonte:Autentica, 2006.
ERIKSON, E. H. Identidade, juventude e crise. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
FAGUNDES, J.,RIBAS,M.H.,Oliveira, e.Ap.da M.,RIBAS, M.J.B. O professor
em busca de sua identidade. In:RIBAS, M.H.(org).Formação de professores:escolas, praticas, saberes. Ponta Grossa: Ed.UEPG, 2005.
FERREIRA, A. B. de H. Miniaurélio Século XXI Escolar: o minidicionário
da língua portuguesa. 4. ed. Ver. Ampliada. Rio de janeiro: Nova Fronteira, 2001.
GOUVEIA, T. M. V. Repensando alguns conceitos – sujeitos, representação social e identidade coletiva. Dissertação (Mestrado em Sociologia). Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 1993.
HALL. S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP
&A, 2001.
KRAMER S.; SOUZA S. J. Experiência humana, história de vida e pesquisa: um estudo da narrativa, leitura e escrita de professores. Texto
elaborado para ser apresentado na XVII Reunião Anual da Anped, maio de 1994.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos para quê? 8. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
MELLO, L. S.. Pesquisa interdisciplinar: um processo em construção.Campo Grande, MS: Editora UFMS, 2004.
NÓVOA, A. (org.). Os Professores e sua Formação. Lisboa: Dom Quixote,
NÓVOA, A. Vidas de professores. 2. ed. Porto Portugal: Editora Porto,
PEREIRA, M. V. A estética da professoralidade: um estudo interdisciplinar
sobre a subjetividade do professor. PUC São Paulo, 1996.
PERRENOUD, P. A ambigüidade dos saberes e da relação com o saber na
profissão de professor. In: PERRENOUD, P. Ensinar: agir na urgência,
decidir na incerteza. Porto Alegre: Artmed, 2002.
PERRENOUD, P. Le rôle d‟une initiation à la recherche dans la formation
de base des enseignantes. In IUFM: la place de la recherche dans la formation des enseignantes. Paris: INRP, 1991.
PERRENOUD, P. et al (Orgs.). Formando Professores Profissionais (Quais
Estratégias? Quais Competências?), 2ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2001.
PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação:
perspectivas sociológicas. Lisboa: Publicações Dom Quixote, Instituto de
Inovação Educacional, 1993.
PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo:
Cortez Editora, 1999.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior.
ed. São Paulo: Cortez, 2002.
POLLAK, M. Memória e identidade social. Estudos históricos, Rio de
janeiro, vol.5. n.10, p.200-212, 1992.
SACRISTÁN, G.; GOMEZ, A.T.Pérez. Compreender e transformar o ensino.
Trad. Ernani F. da Fonseca. 4. ed. São Paulo: Artes Médicas, 1998.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes,
VEIGA, I.P.A. (org.). Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas: Papirus, 2008.