Algumas aproximações: compreendendo o conceito de identidade

Autores

  • Maria Gladis Sartori Proença [UEMS]
  • Neide Araújo Castilho Teno [UEMS]

Palavras-chave:

Identidade. Identidade profissional. Profissionalização docente. Processo.

Resumo

Este artigo aborda a temática da identidade enquanto tema de investigação de teses e dissertações dos estudantes vinculados ao Grupo de Estudos Me-mórias de Formação: identidade e cultura - GEMFIC grupo este, ligado ao grupo Núcleo de Estudos Interdisciplinares-NEI do programa e da Linha de Pesquisa Educação e Prática Docente da Universidade Federal de Mato de Mato Grosso do Sul-PPGEdu.Trata de uma reflexão fundamentada em autores que considera iden-tidade como um processo dinâmico que se constrói ao longo de uma vida, com destaque a identidade profissional. O estudo permitiu entender que o homem não está fora de seu contexto histórico, e não podemos negar que as diferentes formas de identidades sejam profissionais ou pessoais, não estão dissociadas da ordem social e da escolha da profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOSI, E. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Cia das

Letras, 1994.

BRZEZINSKI, I. (orgs). Profissão Professor Identidade e Profissionalização

docente. Brasília: Plano, 2002.

CARROLO, C. Formação e identidade profissional dos professores. In:

ESTRELA, M. T. (Org.) Viver e construir a profissão docente. Lisboa: Porto, 1997.

CIAMPA, A. C. A. A estória do Severino e a história da Severina. São

Paulo: Brasiliense, 1990.

CIAMPA, A. C. A. Identidade. In: LANE, S.T.M., CODO, W. (Orgs.). Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense. p. 58-75, 1994.

CIAMPA, A. C. A. Identidade humana como metamorfose: a questão da família e do trabalho e a crise de sentido no mundo moderno. Interações, São Paulo, v. 3, nº. 6, p. 87-101, jul./dez, 1998.

CIAMPA, A. C. A. Identidade social e suas relações com a ideologia. Dissertação de Mestrado em Psicologia Social, São Paulo, Faculdade de

Psicologia, PUC-SP, 1997.

CIAMPA, A. da C. A estória do Severino e a história da Severina: um emsaio de Psicologia Social. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.

CIAMPA, A. da C. Identidade. In: LANE, S.T.M; CODO; W. (orgs). O homem em movimento. 5. ed. São Paulo: Editora Brasiliense. p 59 – 75, 1987.

DELGADO, L. de A. N. Historia oral-memoria, tempo, identidades.Belo

Horizonte:Autentica, 2006.

ERIKSON, E. H. Identidade, juventude e crise. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

FAGUNDES, J.,RIBAS,M.H.,Oliveira, e.Ap.da M.,RIBAS, M.J.B. O professor

em busca de sua identidade. In:RIBAS, M.H.(org).Formação de professores:escolas, praticas, saberes. Ponta Grossa: Ed.UEPG, 2005.

FERREIRA, A. B. de H. Miniaurélio Século XXI Escolar: o minidicionário

da língua portuguesa. 4. ed. Ver. Ampliada. Rio de janeiro: Nova Fronteira, 2001.

GOUVEIA, T. M. V. Repensando alguns conceitos – sujeitos, representação social e identidade coletiva. Dissertação (Mestrado em Sociologia). Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 1993.

HALL. S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP

&A, 2001.

KRAMER S.; SOUZA S. J. Experiência humana, história de vida e pesquisa: um estudo da narrativa, leitura e escrita de professores. Texto

elaborado para ser apresentado na XVII Reunião Anual da Anped, maio de 1994.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos para quê? 8. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

MELLO, L. S.. Pesquisa interdisciplinar: um processo em construção.Campo Grande, MS: Editora UFMS, 2004.

NÓVOA, A. (org.). Os Professores e sua Formação. Lisboa: Dom Quixote,

NÓVOA, A. Vidas de professores. 2. ed. Porto Portugal: Editora Porto,

PEREIRA, M. V. A estética da professoralidade: um estudo interdisciplinar

sobre a subjetividade do professor. PUC São Paulo, 1996.

PERRENOUD, P. A ambigüidade dos saberes e da relação com o saber na

profissão de professor. In: PERRENOUD, P. Ensinar: agir na urgência,

decidir na incerteza. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PERRENOUD, P. Le rôle d‟une initiation à la recherche dans la formation

de base des enseignantes. In IUFM: la place de la recherche dans la formation des enseignantes. Paris: INRP, 1991.

PERRENOUD, P. et al (Orgs.). Formando Professores Profissionais (Quais

Estratégias? Quais Competências?), 2ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2001.

PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação:

perspectivas sociológicas. Lisboa: Publicações Dom Quixote, Instituto de

Inovação Educacional, 1993.

PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo:

Cortez Editora, 1999.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior.

ed. São Paulo: Cortez, 2002.

POLLAK, M. Memória e identidade social. Estudos históricos, Rio de

janeiro, vol.5. n.10, p.200-212, 1992.

SACRISTÁN, G.; GOMEZ, A.T.Pérez. Compreender e transformar o ensino.

Trad. Ernani F. da Fonseca. 4. ed. São Paulo: Artes Médicas, 1998.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes,

VEIGA, I.P.A. (org.). Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas: Papirus, 2008.

Downloads

Publicado

2012-01-13

Como Citar

PROENÇA, Maria Gladis Sartori; TENO, Neide Araújo Castilho. Algumas aproximações: compreendendo o conceito de identidade. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 1, n. 3, p. p.132–145, 2012. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/1521. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê