A lógica do capital e seus reflexos sobre as políticas de formação continuada dos professores da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v11iesp.1.16501

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Formação continuada, Lógica do capital

Resumo

O artigo trata das políticas educacionais, precisamente, a política de formação continuada dos professores da educação básica nacional e no Estado de Pernambuco. No Estado estão inseridas no Programa Pacto Pela Educação, tido pelo governo como política pública de impacto social e colocado no âmbito dos temas estratégicos para desenvolvimento do Estado. Realizamos análise do ordenamento legal nacional e estadual e do ordenamento curricular estadual que tratam da temática e percebemos que as políticas estão pautadas pela lógica do capital, tendo por base a política de responsabilização que agrega meritocracia e gerencialismo, com foco nas avaliações externas, nos índices educacionais e distribuição de bônus - o que acaba por operacionalizar uma desqualificação do trabalho docente e da escola, representando a manutenção e reprodução das relações sociais dominantes, ligadas à teoria do capital humano, travestido de defesa do direito de aprender. Por fim, reafirmamos a defesa de uma demanda histórica da categoria por política de formação e de valorização dos profissionais, capaz de articular formação inicial e continuada, com condições básicas de trabalho, articulada com a luta mais geral da política educacional no país, a partir de referências que coloquem a educação para além da lógica do capital.

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Biografia do Autor

Áurea Augusta Rodrigues da Mata, Universidade Federal da Paraíba

Professora Adjunta no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

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Publicado

2021-10-30

Como Citar

MATA, Áurea Augusta Rodrigues da. A lógica do capital e seus reflexos sobre as políticas de formação continuada dos professores da educação básica. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 11, n. esp.1, p. e021014, 2021. DOI: 10.30612/eduf.v11iesp.1.16501. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/16501. Acesso em: 25 dez. 2024.