Políticas educacionais para a Educação Básica em região de fronteira

A Concepção dos Planos de Educação (2014-2024)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v13i00.17584

Palavras-chave:

Educação, Fronteira, Políticas Públicas

Resumo

O presente artigo tem por objetivo principal analisar os planos de educação sancionados válidos para a década de 2014 a 2024, desde o nacional até chegar à realidade municipal, buscando compreender de que forma os mesmos se posicionam quando se fala da especificidade em região de fronteira. A metodologia escolhida foi de caráter qualitativo, partindo para análise documental e bibliográfica, possuindo como foco os Planos de Educação, buscando responder ao questionamento “qual a necessidade de políticas públicas educacionais específicas para a etapa da educação básica em região de fronteira?”. O artigo dividiu-se em três seções, salvo a introdução e conclusão, a primeira discorre sobre políticas públicas educacionais que se desenvolveram com o tempo e qual sua importância. Já a segunda seção realiza uma análise do Plano Nacional de Educação e do Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul. Por fim, na terceira seção, faz-se uma análise do Plano Municipal de Educação de Ponta Porã (MS). Como resultado, foi possível observar que políticas públicas são essenciais para que ações ocorram no cenário educacional, e, que regiões fronteiriças necessitam de maior atenção e desenvolvimento de programas específicos que contemplem suas especificidades.

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Biografia do Autor

Mara Lucinéia Marques Correa Bueno, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Pedagoga, Mestre em Educação e Doutoranda em Educação pela UFGD. Professora Assistente da UFMS/Campus de Ponta Porã.

Gabriela Pereira dos Santos, Escola Municipal Prof.a Zaira Portela em Ponta Porã

Egressa do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Ponta Porã. Professora efetiva da Educação Básica na Escola Municipal Prof.a Zaira Portela em Ponta Porã.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

BUENO, Mara Lucinéia Marques Correa; SANTOS, Gabriela Pereira dos. Políticas educacionais para a Educação Básica em região de fronteira: A Concepção dos Planos de Educação (2014-2024). Educação e Fronteiras, Dourados, v. 13, n. 00, p. e023020, 2023. DOI: 10.30612/eduf.v13i00.17584. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/17584. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua