Audiodescrição na intervenção pedagógica das dificuldades de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v10i28.13014

Palavras-chave:

Dificuldades de Aprendizagem. Recursos de Acessibilidade. Audiodescrição.

Resumo

As dificuldades de aprendizagem consistem em obstáculos enfrentados ao aprender e estão presentes desde a Educação Básica até o Ensino Superior. Pelo fato dos sujeitos com dificuldades de aprendizagem não terem sido contemplados pela Política Nacional de Educação Especial, muitas vezes ficam sem receber materiais didáticos e recursos que auxiliem a minimizar suas limitações. O crescente uso das Tecnologias da Informação e Comunicação em todos os setores da sociedade faz com que professores utilizem cada vez mais vídeos e imagens em suas aulas, muitas vezes sem a presença de recursos acessíveis, destinados às pessoas com deficiência e dificuldades de aprendizagem. Dentre as possibilidades que podem auxiliar os alunos, destaca-se a audiodescrição. Desse modo, esse artigo tem como objetivo discutir a aplicação da audiodescrição na intervenção das dificuldades de aprendizagem. Optou-se por uma revisão integrativa, realizando uma análise crítica da literatura sobre o tema, que reúne dois eixos, dificuldades de aprendizagem e audiodescrição como recurso de acessibilidade. Os resultados apontam a falta de formação de audiodescritores; a formação do professor; e a necessidade de instituir/emergir uma nova cultura envolvendo o entendimento sobre a aprendizagem e a inserção de recursos mediadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BASTOS, Liziane Forner. O Uso das TIC na Promoção da Acessibilidade de Estudantes Disléxicos na UFSM. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018. 126p.

BRASIL. Decreto nº 9.404, de 11 de junho de 2018. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2018/Decreto/D9404.htm. Acesso em: 24 out. 2018.

BRASIL. Portaria nº- 188, de 24 de março de 2010. Disponível em: http://www.anatel.gov.br/legislacao/normas-do-mc/443-portaria-188. Acesso em: 24 out. 2018.

CARPES, Daiana Stockey. (Org.) Audiodescrição: práticas e reflexões [recurso eletrônico] / Organizadora– Santa Cruz do Sul: Catarse, 2016. 165 p. Texto eletrônico. Disponível em: http://www.ufpb.br/cia/contents/manuais/livro-audiodescricao-praticas-e-reflexoes.pdf. Acesso em: 26 nov. 2016.

JAKOBSON, R. Lingüística e teoria da comunicação. São Paulo: Cultrix, 1995.

MIANES, Felipe Leão. Consultoria em audiodescrição: alguns caminhos e possibilidades. In: CARPES, Daiana Stockey. (Org.) Audiodescrição: práticas e reflexões [recurso eletrônico] / Organizadora– Santa Cruz do Sul: Catarse, 2016. 165 p. Texto eletrônico. Disponível em: http://www.ufpb.br/cia/contents/manuais/livro-audiodescricao-praticas-e-reflexoes.pdf. Acesso em: 26 nov. 2018.

MIANES, Felipe Leão. A importância da audiodescrição na sala de aula. Entrevista ao Portal Terra, (2013). Disponível em: https://matavunesp.wordpress.com/2013/09/01/a-importancia-da-audiodescricao-na-sala-de-aula/. Acesso em: 26 nov. 2018.

MENDES, K.D.S., SILVEIRA, R.C.C.P. & GALVÃO, C.M. Revisão integrativa: método de pesquisa para incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Revista Texto e Contexto-Enfermagem, 2008. 17(4), 758-764. Doi: 10.1590/S0104-07072008000400018.

MOTTA, Lívia Maria Villela de Mello; ROMEU FILHO, Paulo. Transformando imagens em palavras. São Paulo: Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado de São Paulo, 2010.

MOTTA, Lívia Maria Villela de Mello. A audiodescrição na escola: abrindo caminhos para leitura de mundo. Campinas: Pontes Editores, 2016.

OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de; SANTOS, Sabrina Antunes dos; ASPILICUETA, Patrícia CRUZ, Gilmar de Carvalho. Concepções de professores sobre a temática das chamadas dificuldades de aprendizagem. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.18, n.1, p. 93-112, Jan.-Mar., 2012. ISSN 1413-6538. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382012000100007

PAÍN, Sara. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

PIAGET, Jean. A linguagem e o pensamento da criança. Trad. Manuel Campos. São Paulo: Martins Fontes, 1986.

PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. 24. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2009.

POZZOBON, Lara. Entrevista. 2016. Disponível em: https://verouvindo.com/2016/04/08/verouvindo-entrevista-lara-pozzobon/. Acesso em: 26 nov. 2018.

ROTTA, Newra Tellechea. Transtornos da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2006.

ROTTA, N. T.; BRIDI FILHO, C A.; BRIDI, F. R. de S. (Orgs.). Aprendizagem e intervenção terapêutica. In: ROTTA, N. T.; BRIDI FILHO, C A.; BRIDI, F. R. de S. (Orgs.). Plasticidade Cerebral e Aprendizagem. Abordagem Multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2018. p. 302-15.

SANT'ANNA, Laércio. A importância da audiodescrição na comunicação das pessoas com deficiência. In: MOTTA, Lívia Maria Villela de Mello; ROMEU FILHO, Paulo. Transformando imagens em palavras. São Paulo: Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado de São Paulo; 2010.

SILVA, Mara Cristina Fortuna da. MICHELS, Lísia Regina Ferreira. A importância de cursos de formação continuada em audiodescrição para professores do Atendimento Educacional Especializado. Revista Brasileira de Tradução Visual – RBTV. v.18, nº18, 2015.

SOUZA, M.T.; SILVA M.D.; CARVALHO, R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein [Internet]. 2010 [cited 2016 Mar 09]; 8(1Pt1): 102-6. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/eins/v8n1/1679-4508-eins-8-1-0102.pdf. Acesso em: 24 out. 2018.

VERGARA-NUNES, Elton. Audiodescrição didática. Tese de doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2016. 412p.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo. SP: Martins Fontes, 1984.

Downloads

Publicado

2020-11-22

Como Citar

PAVÃO, Ana Cláudia Oliveira; PAVÃO, Sílvia Maria de Oliveira. Audiodescrição na intervenção pedagógica das dificuldades de aprendizagem. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 10, n. 28, p. 34–45, 2020. DOI: 10.30612/eduf.v10i28.13014. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/13014. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê “Audiodescrição, Educação e Inclusão”