A formação dos professores especializados segundo os pesquisadores do observatório nacional de educação especial

Auteurs

  • Enicéia Gonçalves Mendes Universidade Federal de São Carlos
  • Leonardo Santos Amâncio Cabral UFSCar
  • Sabrina Mazo D’Affonseca UFSCar
  • David dos Santos Calheiros UFSCar

Mots-clés :

Educação Especial. Formação de Professores. Inclusão Escolar. Atendimento Educaional Especializado. Salas de Recursos Multifuncionais

Résumé

No Brasil, é imperativo legal que a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) seja realizada preferencialmente nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) por um profissional que possua formação inicial em curso de licenciatura e/ou pós-graduação na área da Educação Especial. Todavia, evidenciam-se as escassas oportunidades de formação em Educação Especial, no Brasil, e a complexidade do papel atribuído a esse profissional no desempenho de múltiplas funções. Frente a isso, questiona-se: qual é a formação dos profissionais que estão sendo envolvidos nas atividades das SRMs no Brasil? Para responder a essa questão, uma pesquisa foi realizada no âmbito do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP), com base em encontros de grupos focais com 466 professores/gestores da Rede de Ensino de 38 municípios brasileiros. O presente trabalho sistematiza e sintetiza os achados de diferentes estados, conforme relatados pelos pesquisadores do ONEESP, que coletaram esses dados e os apresentaram durante o III Encontro Nacional do ONEESP, realizado em 2013. Em síntese, constou-se que os professores indicaram não somente lacunas, mas possibilidades de caminhos que direcionam para a melhoria na qualidade da formação inicial e continuada de professores especializados, e recomendaram especial atenção para a motivação desses profissionais para ingresso na carreira, além da necessidade de melhora na definição do papel de todos os atores envolvidos na dinâmica escolar e social para a promoção da inclusão escolar das pessoas que compõem o público-alvo da Educação Especial.

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Bibliographies de l'auteur

Enicéia Gonçalves Mendes, Universidade Federal de São Carlos

Doutorado em Psicologia pelo IP-USP em 1995, mestrado em Educação Especial na UFSCar e graduação em Psicologia na FCLRP-USP. Professora associada da Universidade Federal de São Carlos, docente do Depto de Psicologia, coordenadora do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP)e líder do Grupo de Pesquisa sobre Formação de Recursos Humanos em Educação Especial (GP-FOREESP). Coordenadora do Programa de Extensão sobre Formação Continuada em Educação Especial PROEX/UFSCAR) . Estágios no exterior (Estados Unidos e Peru), e pós-doutorado na Université Paris V- Sorbonne na França (2007-2008). Atua na área de Educação com ênfase em Educação Especial. Desenvolve e orienta pesquisas sobre inclusão escolar e política educacional. Atual Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores da Educação Especial (ABPEE).

Leonardo Santos Amâncio Cabral, UFSCar

Atualmente é professor na área de Educação Especial vinculado ao DPsi/UFSCar e ao Programa de Pós-Graduação em Educação Especial; Pós-Doutor em Educação Especial (Bolsista Capes/UFSCar); Doutor em Culture, disabilità, inclusione: educazione e formazione (2013), pela Università degli Studi di Roma Foro Italico, com título homologado pelo programa Doctor Europaeus e pela Universidade Federal de São Carlos (co-tutela); Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2010); Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (2007), com período de mobilidade estudantil internacional no Istituto Universitario di Scienze Motorie - IUSM, em Roma. É pesquisador do Observatório Nacional de Educação Especial (Capes/CNPq) e dos grupos de pesquisa: FOREESP (UFSCar) e do Laboratorio di Pedagogia Speciale (Uniroma4). Experiência profissional como assistente didático e counselor junto ao Centro de Orientação aos alunos universitários com deficiência da Università degli Studi di Roma Foro Italico (2010-2013) e colaborador junto à Conferenza Nazionale dei Delegati dei Rettori per la Disabilità - CNUDD Italia (2012-2013). Já bolsista FAPESP (2009), IC-PIBIC (2006), IC-PIBEG (2005). Atua, principalmente, no âmbito dos fundamentos, políticas e práticas educacionais sob a perspectiva da inclusão do público alvo da Educação Especial (pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades); Adequações curriculares, metodológicas e organizacionais do sistema escolar; Ensino e Consultoria Colaborativa; Formação de Professores; Inclusão no Ensino Superior; Orientação profissional de pessoas com deficiência; Diferença e diversidade; e acessibilidade na comunicação e informação.

Sabrina Mazo D’Affonseca, UFSCar

Pós-Doutora em Educação Especial (Bolsista Capes/UFSCar); Doutora em Psicologia pela UFSCar, Mestre em Educação Especial pela UFSCar e graduação em Psicologia pela UFSCar. É pesquisadora do Observatório Nacional de Educação Especial (Capes/CNPq) e dos grupos de pesquisa: FOREESP (UFSCar) e do Laprev (UFSCar). Experiência profissional como docente na UFSCar e UNICEP. Atua, principalmente, no âmbito de Ensino e Consultoria Colaborativa; Formação de Professores; Prevenção de violência; violência doméstica, intervenção psicoterapêutica com mulheres, adolescentes e crianças.

David dos Santos Calheiros, UFSCar

Formaod em Educação Física e TErapia Ocupaciona, mestre em Educação Especial e Doutorando em Educação Especial da UFScar

Références

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Publiée

2016-03-24

Comment citer

MENDES, Enicéia Gonçalves; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio; D’AFFONSECA, Sabrina Mazo; CALHEIROS, David dos Santos. A formação dos professores especializados segundo os pesquisadores do observatório nacional de educação especial. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 5, n. 14, p. 84–95, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/3775. Acesso em: 19 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR - 1ª Parte: Políticas públicas e formação de professores