Perfis Sociais e Literatura Clássica: uma experiência didática com Senhora, de José de Alencar
Palavras-chave:
Redes Sociais, Literatura Clássica, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, LeituraResumo
O ensino de literatura clássica enfrenta desafios diante da cultura digital e do uso frequente das redes sociais, que favorecem leituras fragmentadas e superficiais. Este artigo apresenta uma experiência didática com a obra Senhora, de José de Alencar, feita em uma turma de 25 alunos do curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal Catarinense (IFC). O objetivo foi aproximar estudantes da narrativa e dos personagens por meio da criação de perfis em redes sociais, estimulando leitura crítica, criatividade e engajamento. A atividade foi organizada em: organização, produção dos perfis e memes, apresentação e aplicação de questionário. Os resultados mostram alta adesão e satisfação dos alunos, com 100% relatando motivação e estímulo à criatividade. Observou-se também que a mediação docente e a integração das tecnologias digitais favoreceram a reaproximação com a literatura clássica, tornando o processo de leitura mais significativo e conectado ao contexto contemporâneo. A prática indica que estratégias pedagógicas que articulam tradição literária e cultura digital podem potencializar a aprendizagem e a participação estudantil.
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