Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa - das concepções até a utilização de sequências didáticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i14.17690

Palavras-chave:

Língua portuguesa, Ensino-aprendizagem, Sequência didática

Resumo

A qualificação e o desempenho pedagógico do professor são importantes para que o ensino contribua para a formação do aluno como um cidadão ativo na sociedade. Nesse sentido, as sequências didáticas formam um conjunto de atividades que favorecem o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos previstos no planejamento das aulas. Diante disso, este trabalho analisa algumas sequências didáticas desenvolvidas para o processo de ensino da Língua Portuguesa. Para tanto, parte de concepções de língua e linguagem, passando por teorias clássicas de aprendizagem até chegar às contemporâneas. Trata-se de um estudo bibliográfico realizado por meio da coleta e análise de dados, tais como em livros, artigos acadêmicos, teses, dissertações entre outras publicações. A dos resultados da pesquisa, o trabalho demonstra uma diversidade de conhecimentos necessários ao professor de língua portuguesa, dos clássicos aos contemporâneos, que podem fazer com que o ensino funcione de forma mais eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kaique Julião de Souza, UFRB

Estudante de graduação

Ednei Nunes de Oliveira, UFRB

Professor do Curso de Letras da UFRB

Downloads

Publicado

17-11-2023

Como Citar

Souza, K. J. de, & Oliveira, E. N. de. (2023). Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa - das concepções até a utilização de sequências didáticas. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 11(14), 5–22. https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i14.17690

Edição

Seção

Artigos