Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa - das concepções até a utilização de sequências didáticas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i14.17690

Keywords:

Língua portuguesa, Ensino-aprendizagem, Sequência didática

Abstract

A qualificação e o desempenho pedagógico do professor são importantes para que o ensino contribua para a formação do aluno como um cidadão ativo na sociedade. Nesse sentido, as sequências didáticas formam um conjunto de atividades que favorecem o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos previstos no planejamento das aulas. Diante disso, este trabalho analisa algumas sequências didáticas desenvolvidas para o processo de ensino da Língua Portuguesa. Para tanto, parte de concepções de língua e linguagem, passando por teorias clássicas de aprendizagem até chegar às contemporâneas. Trata-se de um estudo bibliográfico realizado por meio da coleta e análise de dados, tais como em livros, artigos acadêmicos, teses, dissertações entre outras publicações. A dos resultados da pesquisa, o trabalho demonstra uma diversidade de conhecimentos necessários ao professor de língua portuguesa, dos clássicos aos contemporâneos, que podem fazer com que o ensino funcione de forma mais eficaz.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Kaique Julião de Souza, UFRB

Estudante de graduação

Ednei Nunes de Oliveira, UFRB

Professor do Curso de Letras da UFRB

Published

2023-11-17

How to Cite

Souza, K. J. de, & Oliveira, E. N. de. (2023). Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa - das concepções até a utilização de sequências didáticas. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 11(14), 5–22. https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i14.17690

Issue

Section

Artigos