Cursos de Letras na Modalidade Educacional a Distância: um estudo comparativo de três casos

Autores/as

Palabras clave:

Cursos de Letras, Educação a Distância, Processos didático-pedagógicos

Resumen

Com o avanço das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, diversos cursos de graduação passaram a ser ofertados na modalidade educação à distância. Com cursos de Letras não podia ser diferente; tanto que há diversas universidades que ofertam o curso nessa modalidade. Diante disso, surge a questão: que processos didático-pedagógicos têm sido utilizados por cursos de Letras na modalidade de Educação a Distância? O objetivo deste artigo é responder essa pergunta por meio de uma investigação comparativa, realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica, com base em artigos, livros, dissertações e teses que tratam esse assunto. O texto aborda, ainda, a evolução da educação presencial e a distância, detalha características do corpo institucional nas modalidades física e virtual e, especificamente, faz uma reflexão sobre três cursos de Letras do país que funcionam no ambiente virtual. Espera-se que esse estudo possa subsidiar estudantes e pesquisadores da área de Linguística e Literaturas como também de outras licenciaturas. Dados da pesquisa nos permitem inferir que devem ser adotadas diferentes abordagens pedagógicas, adaptadas às suas particularidades, e criação de currículos mais flexíveis e dinâmicos, para que cursos de Letras na modalidade à distância sejam mais exitosos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kaique Julião Souza, UFRB

Acadêmico da UFRB

Ednei Nunes de Oliveira, UFRB

Docente da UFRB

Publicado

2025-04-21

Cómo citar

Julião Souza, K., & Nunes de Oliveira, E. (2025). Cursos de Letras na Modalidade Educacional a Distância: um estudo comparativo de três casos. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(18), 60–74. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20037

Número

Sección

Artigos