Cursos de Letras na Modalidade Educacional a Distância: um estudo comparativo de três casos
Palavras-chave:
Cursos de Letras, Educação a Distância, Processos didático-pedagógicosResumo
Com o avanço das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, diversos cursos de graduação passaram a ser ofertados na modalidade educação à distância. Com cursos de Letras não podia ser diferente; tanto que há diversas universidades que ofertam o curso nessa modalidade. Diante disso, surge a questão: que processos didático-pedagógicos têm sido utilizados por cursos de Letras na modalidade de Educação a Distância? O objetivo deste artigo é responder essa pergunta por meio de uma investigação comparativa, realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica, com base em artigos, livros, dissertações e teses que tratam esse assunto. O texto aborda, ainda, a evolução da educação presencial e a distância, detalha características do corpo institucional nas modalidades física e virtual e, especificamente, faz uma reflexão sobre três cursos de Letras do país que funcionam no ambiente virtual. Espera-se que esse estudo possa subsidiar estudantes e pesquisadores da área de Linguística e Literaturas como também de outras licenciaturas. Dados da pesquisa nos permitem inferir que devem ser adotadas diferentes abordagens pedagógicas, adaptadas às suas particularidades, e criação de currículos mais flexíveis e dinâmicos, para que cursos de Letras na modalidade à distância sejam mais exitosos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
