As TDIC e o Ensino de Matemática: um mapeamento sistemático sobre sua relação com a EMC e a ECTS no Ensino Básico nos últimos dez anos
A Systematic Mapping of their relationship with CME and ESTS in Basic Education in the last Ten Years
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v7i1.17574Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Educação consciente e crítica, Revisão de LiteraturaResumo
Atualmente, vem sendo exigida dos novos alunos uma atuação crítica no contexto sociocultural e sociopolítico, bem como a utilização adequada da Ciência e Tecnologia. Nesse contexto, se fazem perceptíveis as vertentes educacionais Educação Matemática Crítica (EMC) e Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (ECTS). Destarte, o objetivo desta pesquisa é investigar: As atividades de ensino de Matemática mediadas pelas TDIC podem oferecer contribuições didático-pedagógicas que promovam uma formação crítica, cidadã e humanitária dos estudantes, alinhando-se aos princípios teóricos da EMC e da ECTS? Para alcançar este objetivo, analisamos artigos das plataformas SciELO e Capes. Consoante os resultados, a maioria dos artigos examinados apresentaram evidências da ECTS ou da EMC. Além disso, embora não estejam relacionados com os resultados diretos da aplicação das TDIC no ensino de Matemática, uma parcela significativa dos artigos analisados apresenta uma preocupação com elementos que estão em consonância com a EMC ou a ECTS e também o reconhecimento da importância destas duas vertentes no ensino. Sendo possível sustentar que a incorporação das TDIC nestas atividades certamente contribuem com as duas vertentes.
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