Sobre la revista
A Tangram – Revista de Educação Matemática (e-ISSN: 2595-0967) é uma publicação científica de acesso aberto, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECMat) da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (FACET) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O periódico tem como propósito fomentar a disseminação de pesquisas originais e reflexões teóricas que contribuam para o avanço do conhecimento nos campos do Ensino de Ciências e da Educação Matemática, promovendo o diálogo entre pesquisadores, professores e estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior.
A Revista adota o modelo de Publicação Contínua, recebendo submissões em fluxo contínuo ao longo do ano. Publica manuscritos inéditos na forma de relatos de pesquisa, relatos de experiência e ensaios sobre práticas, políticas e formação docente no Ensino de Ciências e Matemática. São especialmente valorizadas contribuições que abordem sobre tecnologia, inovação, interdisciplinaridade e política pública no contexto do Ensino de Ciências e Matemática.
A Tangram é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECMat) da FACET/UFGD, bem como aos grupos de pesquisa “Grupo de Pesquisa Educação Matemática, Colaboração e Contemporaneidade – GPEMATCC/CNPq”, “Grupo Colaborativo de Pesquisa e Prática em Educação e Filosofia (GCPPEF)”, “Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática Escolar (GEPEME)”, “Grupo de Estudos e Pesquisa Horizontes Compreensivos na Educação em Ciência e Química (GEPHCECQ), “Grupo de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Educação a Distância (GTED). Esses vínculos fortalecem sua inserção institucional e científica, consolidando o periódico como espaço de socialização de saberes e práticas formativas em Ensino de Ciências e Matemática.
O periódico prioriza manuscritos escritos em português, espanhol, inglês ou francês, com potencial de impacto e relevância científica para as áreas de Educação Matemática e Ensino de Ciências. Destina-se a docentes e discentes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da educação, gestores de instituições de ensino e pesquisa, e demais interessados na produção e disseminação do conhecimento científico voltado ao Ensino de Ciências e Matemática, bem como à formação docente nessa área.
Diante da ampliação de seu escopo para abarcar de modo mais abrangente as áreas do Ensino de Ciências e Matemática, o periódico reafirma seu compromisso com a ciência aberta, a integração entre pesquisa e prática educativa, e a valorização da produção científica ibero-americana.

