O livro didático e a implementação da Lei. N. 10639/03 no ensino de história

Autores

  • Jaciene Florentino do Nascimento UPE
  • Janaína Guimarães da Fonseca e Silva UPE
  • Virgínia Pereira da Silva de Ávila UPE

Palavras-chave:

Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Lei n. 10.639/03. Ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira

Resumo

A implementação da Lei n. 10.639/03 que institui a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nos currículos nas escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio, trouxe consigo a necessidade de mudanças no modo de pensar e organizar o conhecimento em sala de aula, tornando-se um marco na introdução de um tema pouco presente, até então, no universo escolar. Tomando como base o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), o mais antigo dos programas voltados à distribuição de obras didáticas aos estudantes da rede pública de ensino brasileira, este texto examina o (s) uso (s) do livro didático, no caso a Coleção Conexões com a história, na disciplina de História em uma escola pública estadual de Ensino Fundamental II e Ensino Médio do município de Petrolina-PE e a inserção de temas relacionados à contribuição dos negros na formação da sociedade brasileira.

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Publicado

2016-05-11

Como Citar

DO NASCIMENTO, Jaciene Florentino; DA FONSECA E SILVA, Janaína Guimarães; DE ÁVILA, Virgínia Pereira da Silva. O livro didático e a implementação da Lei. N. 10639/03 no ensino de história. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 5, n. 13, p. 101–113, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/5186. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua