A produção científica no Brasil acerca das contribuições do Pibid aos licenciados egressos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v12i00.16144

Palavras-chave:

Educação, Pibid, Egressos, Políticas educacionais

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo mapear a produção científica no Brasil relacionada às contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) aos licenciados egressos, a partir do recorte de publicações socializadas no período de 2014 a 2020. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, realizada por meio do levantamento bibliográfico de teses e dissertações publicadas no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), de trabalhos completos em anais de reuniões nacionais realizadas pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e artigos publicados em periódicos na base de dados Scientific Eletronic Online (SciELO). Os referenciais teóricos foram fundamentados nos textos de Marcelo (2009), Pimenta (2005), Garcia (1999) e Nóvoa (1992) e (2017). O mapeamento realizado permitiu observar que, para os egressos, o Pibid tem cumprido seu papel social na formação dos futuros professores, contribuindo significativamente para sua atuação e permanência na docência. Além disso, entre outros fatores, existe uma lacuna referente à escassez de trabalhos sobre a avaliação de políticas e programas voltados para os egressos do Pibid, principalmente no âmbito de projetos institucionais.

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Biografia do Autor

Adriana de Fátima Vilela Biscaro, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS – Brasil

Professora Adjunta da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FACET). Doutorado em Educação (UFGD).

Maria Alice de Miranda Aranda, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS – Brasil

Professora Associada da Faculdade de Educação (FAED). Doutorado em Educação (UFMS).

 

Referências

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Publicado

2022-03-10

Como Citar

BISCARO, Adriana de Fátima Vilela; ARANDA, Maria Alice de Miranda. A produção científica no Brasil acerca das contribuições do Pibid aos licenciados egressos. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 12, n. 00, p. e023006, 2022. DOI: 10.30612/eduf.v12i00.16144. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/16144. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua