O Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização) no município de Londrina (1970–1983)
DOI:
https://doi.org/10.30612/eduf.v13i00.18140Palavras-chave:
Educação de Jovens e adultos, Mobral, Município de LondrinaResumo
O foco deste artigo reside na análise do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) no contexto do município de Londrina durante o período de 1970 a 1983. Esse programa nacional de alfabetização de jovens e adultos foi implementado durante o período da Ditadura Civil-Militar, que abrangeu os anos de 1967 a 1985. Assim, o objetivo está em analisar a implantação e desenvolvimento do Mobral em Londrina (1970-1983), com o intuito de compreender como foi organizado nos diferentes espaços municipais. Os procedimentos metodológicos se baseiam em pesquisa bibliográfica e análise documental de legislações e fontes disponíveis no Museu Escolar de Londrina (MEL), estas últimas, por sua vez, delimitaram o recorte temporal. Os resultados revelam que os municípios foram os grandes protagonistas do Mobral. Em Londrina, por um lado, é inegável que foi dada uma oportunidade de escolarização a muitas pessoas, por outro lado, houve obstáculos na organização, planejamento, recursos humanos e didáticos, financiamento e infraestrutura, principalmente nas periferias e áreas rurais.
Downloads
Referências
ARIAS NETO, J. M. O Eldorado: representações da política em Londrina (1930-1975). 2. ed. Londrina: Eduel, 2008.
BRASIL. Lei n.º 5.379, de 15 de dezembro de 1967. Provê sobre a alfabetização funcional e a educação continuada a adolescentes e adultos. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 12727, 1967.
BRASIL. Decreto n.º 62.455, de 22 de março de 1968. Institui a fundação Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 2484, 1968.
BRASIL. Decreto n.º 91.980, de 25 de novembro de 1985. Redefine os objetivos do Movimento Brasileiro de Alfabetização — MOBRAL, altera sua denominação e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 17214, 1985.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Fundação Movimento Brasileiro de Alfabetização. Conjunto de alfabetização: leitura. Rio de Janeiro: Primor Educacional, 1974.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Fundação Movimento Brasileiro de Alfabetização/SUSUG. Leitura continuada e as habilidades de leitura. Rio de Janeiro: Mobral, 1976a.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Fundação Movimento Brasileiro de Alfabetização/SUSUG. A palavra geradora e o aprendizado leitura e da escrita. Rio de Janeiro: Mobral, 1976b.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Fundação Movimento Brasileiro de Alfabetização. Objetivos terminais: programa de educação integrada. Rio de Janeiro: MOBRAL/MEC; DSU, 1978.
CAINELLI, M. R. Entre a roça e o ditado Campanha Nacional de Educação Rural Londrina 1952/1963. 1994. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1994.
CAPELO, M. R. C. Educação, escola e diversidade no meio rural. Londrina: Eduel, 2013.
CASTRO, C. M. O Mobral e a Alfabetização no Brasil. Brasília: Secretaria de Planejamento da Presidência da República; Instituto de Planejamento Econômico e Social (IPEA), 1974. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12120. Acesso em: 30 set. 2023.
CORRÊA, A. L. Educação de Massa e Ação Comunitária. Rio de Janeiro: MOBRAL; AGGS, 1979.
DI PIERRO, M. C. Educação de jovens e adultos no Brasil: questões face às políticas públicas recentes. Em Aberto, Brasília, v. 11, n. 56, p. 22–30, 1992. DOI: 10.24109/2176-6673.emaberto.11i56.1866. Disponível em: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2168/1907. Acesso em: 10 set. 2023.
FREIRE, P. O Mobral nasceu para negar meu método e meu discurso. [Entrevista concedida a] Mariliene Felinto e Mônica Rodrigues da Costa. Folha de S. Paulo, São Paulo, 29 maio 1994. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1994/5/29/mais!/13.html. Acesso em: 09 jun. 2023.
GONÇALVES NETO, W.; CARVALHO, C. H. Apresentação - A ação municipal nos assuntos da educação na Primeira República Brasileira: algumas considerações. In: GONÇALVES NETO, W.; CARVALHO, C. H. (org.). Ação municipal e educação na Primeira República no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2015. p. 7-18.
HADDAD, S.; DI PIERRO, M. C. Ensino supletivo no Brasil: o estado da arte. Brasília: REDUC, 1987.
HADDAD, S.; DI PIERRO, M. C. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação [online], [S. l.], n. 14, p.108–194, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/YK8DJk85m4BrKJqzHTGm8zD/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 set. 2023.
HILSDORF, M. L. S. História da educação brasileira: leituras. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
LUCA, T. R. Práticas de pesquisa em história. São Paulo: Contexto, 2021.
MARTINS, É.; GUERRA, T. C. Mobral, Tecnocratas e Educadores: trajetos de uma experiência e alfabetização no Brasil. Revista Cantareira, Niterói, n. 29, p. 53-64, 2018. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/30765/17871. Acesso em: 20 jan. 2024.
MELO, W. C.; MONTALVÃO NETO, A. L.; SANTANA, W. K. F. Notas histórico-educacionais sobre o Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL). Revista Cocar, Belém, v. 16, n. 34, p. 1-21, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4603. Acesso em: 5 set. 2023.
PAIVA, V. P. Educação popular e educação de adultos. São Paulo: Loyola, 1987.
SOUZA, R. F. A atuação dos municípios na difusão da instrução primária no Estado de São Paulo (Campinas, 1889-1910). In: GONÇALVES NETO, W.; CARVALHO, C. H. (org.). Ação municipal e educação na Primeira República no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2015. p. 101-128.
SOUZA, B. N. S. Alfabetização e legitimidade: a trajetória do Mobral entre os anos 1970-1980. 2016. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação e Fronteiras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.