A representação participativa do professor nos manuais de educação física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v11iesp.2.16486

Palavras-chave:

Imagens, Educação Física, Manual do Professor

Resumo

O objetivo do presente trabalho concentra-se na análise da representação do docente no Manual do Professor de Educação Física, aprovadas no âmbito do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD 2019). O estudo utilizou a Análise de Conteúdo para interpretar os dados a partir da seleção das imagens no interior de oito manuais de quatro editoras: Boreal, Terra Sul, FTD e Moderna. A amostra específica selecionada é formada por 32 imagens, ou seja, 3,7% do total, demonstrando a pouca visibilidade do professor, entretanto, as imagens predominantes representam professores participativos durante as aulas de Educação Física. Concluímos que essa característica representa um processo de mudança, na tentativa de rompimento com a reprodução de estereótipos autoritários e excludentes, muito aguardado no interior das políticas públicas –, valores imperativos na formação humana, bem como fator que se impõem na sociedade hodierna.

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Biografia do Autor

Alexandre Paulo Loro, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor em Educação Física. Professor Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

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Publicado

2021-11-30

Como Citar

LORO, Alexandre Paulo. A representação participativa do professor nos manuais de educação física. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 11, n. esp.2, p. e021029, 2021. DOI: 10.30612/eduf.v11iesp.2.16486. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/16486. Acesso em: 24 nov. 2024.