Aspectos gerais do ensino secundário em Goiás 1925-1930

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DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v11i00.8315

Palavras-chave:

História da Educação. Ensino Secundário. Reformas

Resumo

Esse artigo é resultado de um estudo sobre o ensino secundário e seus aspectos gerais de interiorização, passando pela sua organização e consolidação no Brasil. Com o Ato Adicional em 1834, as Províncias recebem a prerrogativa de legislar sobre a educação primária e secundária. Em 1835, aprova-se a primeira reforma de ensino, que dispunha a obrigatoriedade do ensino primário e secundário. Foram, então, criados em Goiás o Lyceu de Goiás, instituição para meninos, e o Colégio Sant’Anna, instituição para meninas. A República foi um período de várias reformas que tentaram organizar o ensino secundário no país e, consequentemente, no estado de Goiás. A reforma a que se dedica esse estudo é a Reforma João Luiz Alves Rocha Vaz pelo decreto n. 16.782 A, de 13 de janeiro de 1925 e uma das suas principais medidas foi a implantação do ensino seriado, a frequência obrigatória e a não vinculação do ensino secundário ao ensino superior. Os colégios citados foram as únicas instituições de ensino secundário em Goiás até meados de 1920. A partir de pesquisas feitas em artigos, livros e relatórios de governo dessa época, logo após esse período foram abertas outras instituições dessa modalidade de ensino em Goiás. O ensino secundário moderno teve a intenção de formar o homem político que seguiria a moralidade, as regras de conduta social e de civismo republicano.

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Biografia do Autor

Fernanda Barros, Universidade Federal de Goiás

Professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão.

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Publicado

2021-03-01

Como Citar

BARROS, Fernanda. Aspectos gerais do ensino secundário em Goiás 1925-1930. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 11, n. 00, p. e021005, 2021. DOI: 10.30612/eduf.v11i00.8315. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/8315. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua