Gestão participativa em escolas quilombolas

O protagonismo da comunidade quilombola de Conde -PB (Gurugi e Ipiranga) na descolonização das práticas de gestão escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v11iesp.1.16498

Palavras-chave:

Gestão democrática, Educação escolar quilombola, Comunidade quilombola, Descolonização

Resumo

O artigo apresenta um estudo sobre o papel das comunidades quilombolas do Gurugi (1 e 2) e Ipiranga na descolonização da gestão escolar. Teve como espaço investigativo o município de Conde-PB, situado na mesorregião da Mata Paraibana, no litoral sul da microrregião de João Pessoa-PB. Utilizou-se os Relatórios de Aulas-Campo (diálogo entre a comunidade quilombola e estudantes e docentes dos Cursos de Pedagogia e Pedagogia do Campo sobre a história da comunidade e a relação comunidade-escola); O Projeto Político e Pedagógico da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Albino Pimentel; Dados do INEP e narrativas da gestora em documentos escolares. A reflexão sobre os achados aponta que a participação direta da comunidade no espaço escolar contribui significativamente na gestão democrática e nos índices de qualidade escolares.

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Biografia do Autor

Ana Paula Romão de Souza Ferreira, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação. Docente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Ancelmo Rodrigues da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

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Publicado

2021-10-30

Como Citar

FERREIRA, Ana Paula Romão de Souza; SILVA, Ancelmo Rodrigues da. Gestão participativa em escolas quilombolas : O protagonismo da comunidade quilombola de Conde -PB (Gurugi e Ipiranga) na descolonização das práticas de gestão escolar. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 11, n. esp.1, p. e021012, 2021. DOI: 10.30612/eduf.v11iesp.1.16498. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/16498. Acesso em: 5 nov. 2024.