El libro de texto y la aplicación de la Ley. n. 10639/03 en enseñanza de la Historia
Palabras clave:
Programa Nacional de Libros de Texto ( PNLD ). Ley n. 10.639/03. Enseñanza de la Historia y Cultura africana y Afrobrasileña.Resumen
La implementación de la ley n. 10.639/03 que establece la obrigatoriedad de la enseñaza de Historia y de las culturas africanas y afro-brasileñas en el plan de estudios de las escuelas publicas e privadas de nivel médio y fundamental, ha lebantado la necessidad de cambios en el modo de pensar y organizar el conocimiento en el clase, convertiendose en un punto de referencia de la introducción de un tema tan poco presente, hasta el momento, en el ambiente escolar. Basado en el Programa Nacional del libro Didáctico ( PNLD), lo más antiguo de los programas enfocados en la distribuición de las obras didácticas a los estudiantes de las escuelas publicas de Brasil, este texto examina el uso del libro didáctico, tomando como ejemplo la colección Conexiones con la Historia, de la disciplina de Historia en una escuela pública estadual de Nivel Fundamental y Medio en la ciudad de Petrolina, Pernambuco y la inclusión de temas conexos con la contribuición de los negros en la formación de la Sociedad Brasileña.Descargas
Citas
ALENCASTRO, Luis Felipe. O trato dos viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul. Século XVI E XVII. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
ALVES, Alexandre; OLIVEIRA, Letícia Fagundes de. Componente curricular: História. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2013. 3 v.
ASANTE, Molefe. The afrocentric Idea. Philadelphya: Temple University Press, 1987.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Identidade Nacional e Ensino de História do Brasil. In: KARNAL, Leandro. (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2010. p. 185-204.
_____. Ensino de História: fundamentos e métodos. In: _____. Aprendizagens em História. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009. p. 183-216.
______. Ensino de História: fundamentos e métodos. In: _____. Conteúdos e métodos de ensino de História: breve abordagem histórica. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009. p. 59-96.
______. Ensino de História: fundamentos e métodos. In: _____. História nas atuais propostas curriculares. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009. p. 99-128.
_____. Ensino de História: fundamentos e métodos. In: _____. Livros e materiais didáticos de História. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009. p. 293-321.
_____. Ensino de História: fundamentos e métodos. In: _____. Procedimentos metodológicos no ensino de História. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009. p. 225-242.
_____. O saber histórico em sala de Aula. 2. ed. São Paulo, Contexto: 1998. p. 116.
BOXER, Charles. O Império marítimo português (14151825). São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
BRASIL. Programa Nacional do Livro Didático. Ministério da educação. Brasília, 2006.
BRASIL. Lei n. 11.645, de 10 março de 2008. Altera a Lei no
394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm Acesso em: 29 jul. 2015.
BRASIL. Secretaria de educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: história, geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livros051.pdf Acesso em: março de 2014
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais de História Ensino Médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf>. Acesso em: outubro de 2014.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br Acesso em: 06 de Mar. 2015.
BRASIL. Plano nacional das diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana. Disponível em: http://www.portaldaigualdade.gov.br/arquivos/leiafrica.pdf Acesso em: março de 2015.
BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.html Acesso em: julho de 2014.
BRASIL. Lei 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm Acesso em: julho de 2014.
BRASIL. Lei 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 09 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm Acesso em: julho de 2014.
_____. Decreto nº 91.542, de 19/8/85. Institui o Programa Nacional do Livro Didático, dispõe sobre sua execução e dá outras providências. Diário Oficial da União - Seção 1 - 20/8/1985, Página 12178 (Publicação original). Disponível em:
http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1980-1987/decreto-91542-19-agosto-1985-441959-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 24 jul. 2015.
_____. Decreto nº 77.107, de 4/2/76. Dispõe sobre a edição e distribuição de livros textos e dá outras providências. Diário Oficial da União - Seção 1 - 5/2/1976, Página 1681 (Publicação Original). Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1970-1979/decreto77107-4-fevereiro-1976-425615-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 24 jul.2015.
CALMON, Claudia. A Lei 10.639/2003: desafios e possibilidades. Cadernos do Pensamento Crítico Xxxv. Disponível em: http://www.flacso.org.br/portal/index/...pensamentocritico.
Acesso em: março de 2015. P. 18-19.
FELIPE, Delton Aparecido; TERUYA, Teresa Kazuko. Ensino de História e Cultura Africana em salas de aula brasileira. Disponível em: http://www.uem.br. Acesso em: março de 2015.
FERNANDES, José Ricardo Oriá. Ensino de História e diversidade cultural: desafios e possibilidades. CEDES, Campinas, v.25, n.67, p. 378-388, set./dez. 2005. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: julho de 2014.
FONSECA, Thais Nívea de Lima e. História e ensino de História. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
FREITAS, Itamar. Reformas Educacionais e os Currículos Nacionais para o Ensino de História no Brasil Republicano (1931/2009). Cadernos de História da Educação. v. 12, n. 1 – jan./jun. 2013. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/22903.
Acesso em: março de 2015.
_____. Fundamentos: teórico-metodológicos para o Ensino de História (Anos Iniciais). Disponível em: http://www.4shared.com/document/DP3IAJpW/html.pdf. Acesso em:
março de 2015.
FREITAS, Neli Klix; RODRIGUES, Melissa Haag. O livro didático ao longo do tempo: A forma e o conteúdo. Disponível em:
http://www.ceart.udesc.br/revista_dapesquisa/volume3/.../melissa-neli.pdf. Acesso em: maio de 2015.
FREYRE, Gilberto. Casa Grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. São Paulo: Global, 2006.
GUIMARÃES, Maria de Fátima. Gênero e História. Ano I. Número I. Setembro de 2002. Disponível em: http://www.pagu.unicamp.br/node/39/UFPE.
GRAF, Maria Elisa de Campos; PRADO, Eliane Mimesse. O Ensino de História da África nas escolas brasileiras. Disponível em: http://www.portaldoconhecimento.gov.cv/.../O%20Ensino%20da%20Historia...pdf. Acesso em março de 2015.
KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. In: _____. Introdução. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2010. p. 07-14.
KUSMA, Patrícia da costa. A aplicabilidade da lei 10.639/03 no ambiente escolar. Porto Alegre, 2010. Disponível em:
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/71891/000880107.pdf?sequence=1. Acesso em: maio. 2015.
MASCARENHAS, Suely A. Do N; RIBEIRO, Marta Pereira da Silva; SANTOS, Ednailda Maria dos. Avaliação do impacto da Lei 10.639/2003 nos currículos de Escolas de Humaitá - o desafio da educação étnico-racial. Disponível em: http://www.educacion.udc.es/grupos/gipdae/documentos/.../pdfs/.../t6c170.pdf. Acesso em: 15 fev. 2015.
MIRANDA, Sonia Regina; LUCA, Tania Regina de. O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD. In: Revista Brasileira de História, vol. 24, nº 48.p.126.
MOORE, Carlos. A África no Cotidiano Educativo: Bases práticas para o ensino da História da África. In: _____. A África que incomoda: sobre a problematização do legado africano no quotidiano brasileiro. Belo Horizonte: Nandyala, 2010. p. 96-163.
MOREIRA, Harley Abrantes. (Org.). Africanidades: repensando identidades, discursos e ensino de história da África. Olinda: Livro Rápido, 2012.
OLIVA, Anderson Ribeiro. A História da África nos bancos escolares. representações e imprecisões na literatura didática. Estudos Afro-Asiáticos, Ano 25, n° 3, 2003, p. 421-461. Disponível em: http://www.scielo.br. Acesso em julho de 2014.
OLIVEIRA, Itamar Freitas de. Livro didático de História: definições, representações e prescrições de uso. In: OLIVEIRA, Almir Félix Batista de; OLIVEIRA, Margarida Maria dias de. (Orgs.). Livros didáticos de História: escolhas e utilizações. Natal, RN: EDFURN, 2009. p.11-19.
OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. Livros didáticos de História: pesquisa, ensino e novas utilizações deste objeto cultural. In: OLIVEIRA, Almir Félix Batista de; OLIVEIRA, Margarida Maria dias de. (Orgs.). Livros didáticos de História: escolhas e utilizações. Natal, RN: EDFURN, 2009. p. 79-86.
SANTOS, Jocéli Domanski Gomes dos. A Lei 10.639/03 e a importância de sua implementação na Educação Básica. 20 p. Disponível em:
http://www.nre.seep.pr.gov.br/iniaidavitoria/arquivos/File/Equipe/Disciplina/Biologia/A_LEI_10639_03_E_A_IMPORTANCIA_DE_SUA_IMPLEMENTACAO.pdf Acesso em: março de 2014.
SILVA, Eduardo; REIS, João J. Negociação e conflito: a Resistência negra no Brasil escravista. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
SOUZA, Renato João de; PIRES, João Ricardo Ferreira. Os desafios do ensino de História no Brasil. Disponível em: http://www.funedi.edu.br/revista/.../pdf. Acesso em março de
STAMATTO, Maria Inês Sucupira. Legislação e livro didático de História. In: OLIVEIRA, Almir Félix Batista de; OLIVEIRA, Margarida Maria dias de. (Orgs.). Livros didáticos de História: escolhas e utilizações. Natal, RN: EDFURN, 2009. p. 21-31.
STAMATTO, Maria Inês Sucupira. Historiografia e ensino de História através dos livros didáticos de História. In: OLIVEIRA, Margarida Dias; CAINELLI, Marlene Rosas; OLIVEIRA, Almir Felix Batista. Ensino de História: múltiplos ensinos em múltiplos espaços. Natal: EDFURN, 2008. p. 146.
SILVA, José Bento Rosa da. O ensino de História da África em perspectiva historiográfica. In: MOREIRA, Harley Abrantes. (Org.). Africanidades: repensando identidades, discursos e ensino de História da África. Olinda: Livro Rápido, 2012. p. 66-73.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil (1870-1930). São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
TIMBÓ, Isaíde Bandeira. A África e a educação Afro-Brasileira: as diferentes abordagens nos livros didáticos de História. In: OLIVEIRA, Almir Félix Batista de; OLIVEIRA, Margarida Maria dias de. (Orgs.). Livros didáticos de História: escolhas e utilizações. Natal, RN: EDFURN, 2009. p. 45-54.
VALIM, Kátia. A África na sala de aula: seus objetivos, perspectivas e desafios. Disponível em: periodicos.pucminas.br/index.php/historiaemcurso/article/.../3451/pdf. Acesso em: abr. de 2015.