Concepções de alfabetização nas pesquisas em políticas educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v11iesp.1.16500

Palavras-chave:

Política educacional, Alfabetização, Micropolítica

Resumo

O artigo analisa políticas de alfabetização no contexto brasileiro. Por meio de estudo bibliográfico, levantou-se as pesquisas a respeito das distintas concepções de alfabetização presentes nas políticas educacionais voltadas para este tema. Tal concepçãoindica o caminho a ser per corrido para a efetivação do seu objetivo principal: a aquisiçãoda linguagem por parte da totalidade de crianças na faixa etária até os 8 anos de idade. Conclui-se que a democratização da aquisição da linguagem por parte dos estudantes, além de ser uma questão teórica, de método ou técnica, é relativa ao âmbito local, espaçocomplexo que envolve diversos atores, formas e processos, que potencializam a escolha criativa de diferentes caminhos que permitem a qualificação dos processos educativos e,particularmente, de alfabetização.

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Biografia do Autor

Pollyanna Nunes de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre e Doutoranda na UFPE.

Alice Miriam Happ Botler, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Sociologia, Professora da UFPE (PPGE).

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Publicado

2021-10-30

Como Citar

OLIVEIRA, Pollyanna Nunes de; BOTLER, Alice Miriam Happ. Concepções de alfabetização nas pesquisas em políticas educacionais. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 11, n. esp.1, p. e021013, 2021. DOI: 10.30612/eduf.v11iesp.1.16500. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/16500. Acesso em: 25 dez. 2024.