Qualidade na perspectiva das políticas educacionais: significados e paradoxos

Autores

  • Maria das Graças Martins da Silva
  • Nayara Lucas Dias de Menezes Conrado
  • Jackeline Nascimento Noronha da Luz

Palavras-chave:

Qualidade. Políticas educacionais. Legislação.

Resumo

O texto discute o termo qualidade, tomando por base o exame de documentos definidores de políticas públicas no Brasil - com foco no campo educacional - segundo as décadas de 1980, 1990 e 2000. Observa-se que a qualidade associa-se a termos como padrão mínimo e melhoria, o que pode indicar um distanciamento do trato relacionado às causas dos crônicos problemas da educação. Já a noção de índices, figurando como eixo da avaliação, projeta o quantitativo, limitando a qualidade a números, o que remete ao sentido mercantil originário do começo do século XIX. Conclui-se que, na análise da qualidade nas políticas educacionais, além de indicadores e metas, é preciso considerar objetivos e meios/recursos das ações.

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Publicado

2011-11-25

Como Citar

SILVA, M. das G. M. da; CONRADO, N. L. D. de M.; LUZ, J. N. N. da. Qualidade na perspectiva das políticas educacionais: significados e paradoxos. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 1, n. 1, p. p.07–17, 2011. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/1404. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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