Revivendo a escuta e a esperança

Reflexões à ação pedagógica na EJA desde a educação ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v13i00.9620

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular

Resumo

O presente texto constitui um ensaio teórico que busca evidenciar um exercício reflexivo de aproximação político-pedagógica entre a educação de jovens e adultos (EJA) e a educação ambiental (EA), questionando, quais são as contribuições do campo da EA para a práxis pedagógica da EJA? Para isso, a leitura dialógica de referenciais que dialogam com a EA e a EJA em sua historicidade e práxis é essencial. Através deste estudo, foi possível refletir e compreender a importância das contribuições do campo da educação ambiental para a constituição de uma práxis na educação de jovens e adultos que reconheça as bases de uma educação popular problematizadora e emancipadora, voltada para homens e mulheres e consciente da responsabilidade compartilhada pelo cuidado com a vida planetária de todos, humanos e não humanos.

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Biografia do Autor

Alexandre Cougo de Cougo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor Associado, Câmpus do Pantanal (CPAN/UFMS).

Cleuza Maria Sobral Dias, Universidade Federal do Rio Grande

Professora Titular, Instituto de Educação (IE/FURG).

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Publicado

2023-05-30

Como Citar

DE COUGO, Alexandre Cougo; SOBRAL DIAS, Cleuza Maria. Revivendo a escuta e a esperança: Reflexões à ação pedagógica na EJA desde a educação ambiental. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 13, n. 00, p. e023010, 2023. DOI: 10.30612/eduf.v13i00.9620. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/9620. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua