Gênero e religião: uma trilha na formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v9i26.12755

Palavras-chave:

Gênero. Educação. Religião.

Resumo

O presente artigo é parte de tese de doutorado cujo interesse investigativo contempla duas categorias centrais na conjuntura política e social contemporânea: gênero e religião, ambas com incidência no campo educacional. Parte da percepção das autoras de que o campo religioso tradicional e conservador, tanto católico como protestante, que se referenciam em representações tradicionais sobre sexo e gênero, buscam não só uma polarização moral, e o aniquilamento do conceito de gênero nas escolas, mas também uma possível qualificação de um corpo docente alinhado com tal estratégia. Realizou-se uma pesquisa junto a estudantes de Pedagogia de uma universidade confessional e outra pública no Estado do Paraná, no município de Curitiba para conhecer o grau de entendimento e concordância sobre as Teorias de Gêneros; os dados preliminares permitem concluir que discussões sobre gênero vão estar presentes nas escolas independente do desejo do campo religioso conservador.

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Publicado

2020-09-23

Como Citar

SAMPAIO, Darli de Fátima; CORRÊA, Rosa Lydia Teixeira. Gênero e religião: uma trilha na formação de professores. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 9, n. 26, p. 22–34, 2020. DOI: 10.30612/eduf.v9i26.12755. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/12755. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê “Formação e Profissão Docente sob Diferentes Olhares”