A gestão democrática e a sua aplicação no âmbito escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v13i00.16945

Palavras-chave:

Democracia, Gestão democrática, Educação básica, Gestão

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar os trabalhos desenvolvidos nos últimos 5 anos sobre gestão democrática e suas subáreas e verificar as mais observadas pelos educadores. Buscamos por “democracia”, “gestão democrática” ou derivados, nos títulos e palavras-chave. Encontramos 27 artigos, porém, seis foram descartados, pois não estavam no escopo, relacionado à educação básica brasileira. Destarte, o novo modelo de gestão escolar propõe a construção de instituições autônomas, capazes de tomar decisões, elaborar projetos institucionais, administrar os recursos e escolher estratégias profícuas (BRASIL, 2006c, p. 19). Necessita-se focar na administração no aluno, considerando os indivíduos-alvo de sua ação, entendendo as atividades para além de exclusivamente administrativas ou pedagógicas. Assim, é fulcral pensar em uma gestão democrática e participativa, na qual a comunidade escolar participa, de maneira autônoma e descentralizada, das atividades e decisões. Logo, urge debater educação, uma vez esta não é preparação para a vida, mas é a própria vida.

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Biografia do Autor

Márcio Donizetti Rocha, Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas

Especialista em Gestão Escolar (PECEGE/ ESALQ/USP). Doutorado em Educação (UNESP).

 

José Anderson Santos Cruz, Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas

Professor Associado. Doutor em Educação Escolar, (FCLAr/Unesp). Editor Adjunto e Executivo da RIAEE. Editor da Editora Ibero-Americana de Educação. Editor e Assessoria Técnica para periódicos.

 

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SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 19. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1980.

Publicado

2023-12-22

Como Citar

ROCHA, Márcio Donizetti; SANTOS CRUZ, José Anderson. A gestão democrática e a sua aplicação no âmbito escolar. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 13, n. 00, p. e023023, 2023. DOI: 10.30612/eduf.v13i00.16945. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/16945. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua