Gênero e religião: uma trilha na formação de professores
DOI :
https://doi.org/10.30612/eduf.v9i26.12755Mots-clés :
Gênero. Educação. Religião.Résumé
O presente artigo é parte de tese de doutorado cujo interesse investigativo contempla duas categorias centrais na conjuntura política e social contemporânea: gênero e religião, ambas com incidência no campo educacional. Parte da percepção das autoras de que o campo religioso tradicional e conservador, tanto católico como protestante, que se referenciam em representações tradicionais sobre sexo e gênero, buscam não só uma polarização moral, e o aniquilamento do conceito de gênero nas escolas, mas também uma possível qualificação de um corpo docente alinhado com tal estratégia. Realizou-se uma pesquisa junto a estudantes de Pedagogia de uma universidade confessional e outra pública no Estado do Paraná, no município de Curitiba para conhecer o grau de entendimento e concordância sobre as Teorias de Gêneros; os dados preliminares permitem concluir que discussões sobre gênero vão estar presentes nas escolas independente do desejo do campo religioso conservador.
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