v. 9 n. 26 (2019): Dossiê “Formação e Profissão Docente sob Diferentes Olhares”

					Visualizar v. 9 n. 26 (2019): Dossiê “Formação e Profissão Docente sob Diferentes Olhares”
Publicado: 2019-05-01

Apresentação

  • Apresentação

    Alessandra Cristina Furtado
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v9i26.12749

Editorial

  • Editorial

    Marijâne Silveira da Silva
    3-5
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v9i26.12750

Dossiê “Formação e Profissão Docente sob Diferentes Olhares”

  • Discussão sobre formação de professores, inicial e continuada e a relação com a nova BNCC

    Simone das Graças Leal, Maria Célia Borges, Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro
    6-21
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v9i26.12771
  • Gênero e religião: uma trilha na formação de professores

    Darli de Fátima Sampaio, Rosa Lydia Teixeira Corrêa
    22-34
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v9i26.12755
  • Formação e mobilidade dos professores: o caso de Rio Claro - SP no período de 1890 - 1920

    Daniela Cristina Lopes de Abreu
    35-48
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v9i26.12756
  • Formação de regentes de ensino primário do Território Federal do Guaporé: o Curso Normal Regional Carmela Dutra

    Marijâne Silveira da Silva
    49-59
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v9i26.12757
  • Profissionalidade docente: sentidos e significados de um grupo de professoras alfabetizadoras

    Rosilene Paula da Silva, Filomena Maria de Arruda Monteiro
    72-85
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v9i26.12759
  • Um estudo local sobre a formação de professores em Birigui/SP: vocação/motivação e formação

    Áurea Esteves Serra, Luzia de Fátima Paula
    60-71
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v9i26.12758
  • Professores eventuais e a construção da profissionalidade docente: a “caixa preta” da educação nas escolas públicas do interior paulista

    Wellington Luiz Alves Aranha, Luciana Cristina Porfírio
    86-98
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v9i26.12762
  • O educador e a escola de tempo integral no Brasil: quem vai “fazer acontecer”?

    Mercês Pietsch Cunha Mendonça, Iolene Mesquita Lobato, Edna Perpetua dos Santos
    99-107
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v9i26.12763

Artigos Demanda Contínua

  • O processo de organização da escolarização primária na cidade de Pouso Alegre-MG no século XIX

    Daniel Aparecido da Costa, Juliana Miranda Filgueiras
    108-127
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v9i26.12772
  • Educação das relações étnico-raciais, educação escolar quilombola e educação escolar indígena na Educação Básica: especificidades e aproximações

    Candida Soares da Costa
    128-140
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v9i26.12773
  • Gestão democrática da educação: democracia liberal e/ou deliberativa

    Andréia Vicência Vitor Alves
    141-153
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v9i26.12766
  • Educação, alfabetização e letramento: a Revista Criança e sua seção Caleidoscópio

    Maria Angélica Olivo Francisco Lucas, Cicília Rodrigues Monteiro
    154-165
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v9i26.12774

Resenhas