Língua em Movimento: práticas pedagógicas para o ensino do português na perspectiva da variação linguística

Autores

Palavras-chave:

Ensino, Língua Portuguesa, Variação Linguística

Resumo

Considerando que o ensino da língua portuguesa exerce um papel fundamental no processo de aprendizagem e se relaciona diretamente com a variação linguística natural, torna-se essencial adotar práticas pedagógicas que reconheçam, valorizem e integrem as diferentes variantes do português brasileiro no contexto escolar. Este trabalho tem como objetivo observar e analisar as estratégias pedagógicas presentes em livros paradidáticos, manuais e documentos educacionais que promovem o ensino a partir da diversidade linguística. A análise contempla tanto as variações formais, associadas a prestígios econômicos, sociais e culturais, quanto as variações informais, vinculadas a contextos familiares, comunitários e etários, no processo de ensino-aprendizagem. Busca-se, assim, refletir sobre caminhos para a construção de uma pedagogia que reconheça e respeite a heterogeneidade linguística. A metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica, com base em obras e documentos educacionais. Com este estudo, espera-se contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais equitativas e para a valorização das variações linguísticas no ensino da língua portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacqueline dos Santos Bispo, UFRB

ESTUDANTE DA UFRB

Ednei Nunes de Oliveira, UFRB

DOCENTE DA UFRB

Downloads

Publicado

25-08-2025 — Atualizado em 25-08-2025

Como Citar

Bispo, J. dos S., & Oliveira, E. N. de. (2025). Língua em Movimento: práticas pedagógicas para o ensino do português na perspectiva da variação linguística. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(19), 44–60. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20523

Edição

Seção

Artigos