Nas Ondas do Podcast: o ensino da língua espanhola dentro e fora da sala de aula
Palavras-chave:
Contexto educacional. Convívio. Formação cidadã.Resumo
O objetivo deste texto é refletir sobre o uso do espanhol e o contato com culturas de países hispanofalantes durante a elaboração de podcasts, com base em um relato de experiência desenvolvido no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS, campus Nova Andradina, com a participação de 9 estudantes do ensino médio profissionalizante, que produziram, gravaram e divulgaram os arquivos digitais. O estudo situa-se na área da Linguística Aplicada - LA que vem mostrando a importância de um ensino significativo para o estudante, a promoção de reposicionamentos identitários e o uso de recursos tecnológicos na escola. Os resultados mostram a utilização efetiva da língua espanhola na produção dos podcasts, uma prática que extrapola os limites físicos da sala de aula, a valorização positiva de alguns países hispanos e a sua contribuição na própria formação da identidade brasileira. Os dados apresentados contribuem para a área de línguas, mostrando que, em certas práticas pedagógicas, é possível conciliar as novas tecnologias com os propósitos de ensino, de modo significativo para a aprendizagem do aluno.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
