Nas Ondas do Podcast: o ensino da língua espanhola dentro e fora da sala de aula

Autores

Palavras-chave:

Contexto educacional. Convívio. Formação cidadã.

Resumo

O objetivo deste texto é refletir sobre o uso do espanhol e o contato com culturas de países hispanofalantes durante a elaboração de podcasts, com base em um relato de experiência desenvolvido no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS, campus Nova Andradina, com a participação de 9 estudantes do ensino médio profissionalizante, que produziram, gravaram e divulgaram os arquivos digitais. O estudo situa-se na área da Linguística Aplicada - LA que vem mostrando a importância de um ensino significativo para o estudante, a promoção de reposicionamentos identitários e o uso de recursos tecnológicos na escola. Os resultados mostram a utilização efetiva da língua espanhola na produção dos podcasts, uma prática que extrapola os limites físicos da sala de aula, a valorização positiva de alguns países hispanos e a sua contribuição na própria formação da identidade brasileira. Os dados apresentados contribuem para a área de línguas, mostrando que, em certas práticas pedagógicas, é possível conciliar as novas tecnologias com os propósitos de ensino, de modo significativo para a aprendizagem do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Palácios de Carvalho, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS campus Nova Andradina

É doutorando em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, mestre em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, especialista em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas pela UFMS e graduado em Letras com habilitação em língua portuguesa, língua espanhola e suas literaturas pela UEMS. Docente do quadro efetivo de professores do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS, na área de Letras Português e Espanhol. Desenvolve estudos em Linguística Aplicada com foco em pesquisa narrativa, decolonialidade e ensino de espanhol. Atua como membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens e Educação - Geple (UFMS/CNPq).

 

Letícia de Leon Carriconde, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Graduei-me em Fonoaudiologia, em 1996, pelo Instituto Metodista de Educação e Cultura (IMEC/RS) e atuei como terapeuta infantil na área da linguagem até 2000. Conclui a licenciatura em Letras Português e Espanhol pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em 2022. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no qual fui bolsista CAPES. Ao longo da última graduação, atuei como professora de espanhol em programas da instituição, como no Projele (2018), no Idiomas Sem Fronteiras (2019), no Progeli 2.0 (2020) e no Progeli (2021). Fiz parte da equipe criadora do projeto de extensão intitulado LínguasCast de 2022 até 2024. Essas e outras vivências como extensionista me aproximaram e fizeram com que eu me interessasse pelo contexto que se tornou minha dissertação de mestrado intitulada "Que extensão construímos: (trans)formadora ou mercadológica?". Atualmente, sou doutoranda do Programa de Pos-Graduação em Estudos de Linguagens da UFMS, no qual investigo a divulgação cientifica e a popularização das ciências, e atuo como professora no curso de Letras, Habilitação Português Espanhol e suas Literaturas na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS - campus CG). Sou membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens e Educação (Geple) - UFMS/CNPq e faço parte. Possuo interesse em temas relacionados à extensão universitária, à formação de professores, ao ensino de línguas, à popularização das ciências, à decolonialidade e às políticas linguísticas.

Downloads

Publicado

15-12-2025

Como Citar

Carvalho, M. P. de, & Carriconde, L. . de L. (2025). Nas Ondas do Podcast: o ensino da língua espanhola dentro e fora da sala de aula. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(20). Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20752

Edição

Seção

Artigos