Língua em Movimento: práticas pedagógicas para o ensino do português na perspectiva da variação linguística

Authors

Keywords:

Ensino, Língua Portuguesa, Variação Linguística

Abstract

Considerando que o ensino da língua portuguesa exerce um papel fundamental no processo de aprendizagem e se relaciona diretamente com a variação linguística natural, torna-se essencial adotar práticas pedagógicas que reconheçam, valorizem e integrem as diferentes variantes do português brasileiro no contexto escolar. Este trabalho tem como objetivo observar e analisar as estratégias pedagógicas presentes em livros paradidáticos, manuais e documentos educacionais que promovem o ensino a partir da diversidade linguística. A análise contempla tanto as variações formais, associadas a prestígios econômicos, sociais e culturais, quanto as variações informais, vinculadas a contextos familiares, comunitários e etários, no processo de ensino-aprendizagem. Busca-se, assim, refletir sobre caminhos para a construção de uma pedagogia que reconheça e respeite a heterogeneidade linguística. A metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica, com base em obras e documentos educacionais. Com este estudo, espera-se contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais equitativas e para a valorização das variações linguísticas no ensino da língua portuguesa.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jacqueline dos Santos Bispo, UFRB

ESTUDANTE DA UFRB

Ednei Nunes de Oliveira, UFRB

DOCENTE DA UFRB

Published

2025-08-25 — Updated on 2025-08-25

How to Cite

Bispo, J. dos S., & Oliveira, E. N. de. (2025). Língua em Movimento: práticas pedagógicas para o ensino do português na perspectiva da variação linguística. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(19), 44–60. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20523

Issue

Section

Artigos